Polícia Militar de Rondônia

Escola Dó Ré Militar conclui mais um curso de inicialização musical

O projeto que tem como parceira a Vepema – Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, através do juiz Sérgio Williames Domingues Teixeira, tem o objetivo de trazer as crianças da rede pública de ensino no contra turno de suas atividades escolares, para o seio do Quartel do Comando geral, com o propósito de aprender música, tendo como professores os próprios policiais militares especialistas em música.

Como política do Comando da Corporação, a Escola Dó Ré Militar, visa favorecer a autoestima dos alunos e contribuir significativamente para a redução dos índices de criminalidade entre crianças e adolescentes em Porto Velho, criando um elo entre polícia e comunidade. O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, adjunto, coronel PM César Adilson, destacou a parceria com a comunidade e parabenizou aos alunos pela “brilhante apresentação musical.”. Os instrutores transmitiram muito bem seus conhecimentos musicais. Para ele, a música disciplina.

Já para o coronel PM Bonfim que representou o comandante geral da Polícia Militar coronel PM Ênedy, os primeiros acordes representam um caminho na conduta e disciplina dos jovens, pois a música nos dá “a ética, a moral e os bons costumes de tantas necessidades nos dias de hoje”. Representando o vice-governador Daniel Pereira, o secretário executivo da vice-governadoria, Garbeline, enalteceu a apresentação musical deixando clara a socialização de crianças e adolescentes e o despertar do gosto pela música.

Início

O major PM Braga disse que o projeto iniciou no final de 2014 com uma turma de 20 alunos, haja vista que a Escola não tinha nenhum instrumento musical e as aulas eram todas na teoria musical e no improviso com garrafas pets e isopor. Através da Vepema tendo como titular o juiz Sérgio Williames foram adquiridos vários instrumentos musicais dentre eles violão, teclado, guitarra, contra baixo, bateria e flautas.

Carine Gomes Martins Sluzarski, mãe de aluno, salientou que na Escola Dó Ré Militar, se aprende além de música, o respeito às leis e um convívio salutar e social no seio civil e militar, como também o desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente.

Após as apresentações musicais e entrega de Certificados de conclusão aos alunos participantes do projeto, o público conheceu o novo uniforme de gala dos alunos e pode prestigiar a peça teatral conflito do homem com a natureza encenada por alunos do projeto Escola Dó Ré Militar, sob a coordenação do sargento PM Néry.

*

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *