Já a entrega do Alamar é realizada anualmente em todos os Colégios Militares do Brasil e simboliza a excelência na busca do desenvolvimento intelectual, registrada através do boletim de notas do ano anterior, onde as notas de todas as disciplinas deverão ser de no mínimo
8,0 pontos, traduzindo dessa forma o compromisso verdadeiro do aluno em adquiri os conhecimentos transmitidos em sala de aula. Quatro alunos que atingiram o nível de excelência receberam a comenda.
O Batalhão conta hoje com a participação de 215 alunos, distribuídos em postos e graduações, sempre de acordo com as notas e sem notificação de alterações disciplinares.
O propósito do Batalhão, segundo o tenente coronel PM Apolônio, diretor geral do CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade I, em Porto Velho, é incentivar os alunos aos estudos, a disciplina, ao patriotismo e levar a vivência diária de algumas atribuições militares dentro do ambiente escolar e extra- escolar. “Esperamos que os objetivos quanto ao aproveitamento escolar sejam alcançados, bem como exercitem a cidadania, patriotismo e civismo pilares de nossa nação”.
Como na PM, há um sistema de patentes e hierarquia: coronel, tenente coronel, major, capitão, tenente. A escala vai de acordo com a turma que está cursando, as notas e os pontos que acumularem por estarem cumprindo as atividades em sala de aula e extraclasse e, também as obrigações. No terceiro ano, o aluno com a nota mais alta ocupa o posto de coronel e Comandante Geral do Batalhão Alferes.
O diretor do CTPM tenente coronel PM Apolônio enalteceu aos alunos que compõem o Batalhão, segundo ele, no Alferes estão os melhores, dos melhores, com ideias de excelência, cujo objetivo de cada um é levar o Batalhão sempre nos mais altos padrões dos colégios militares.
Para o presidente da APM – Associação de Pais e Mestres, sargento PM Marcelo, os alunos do Tiradentes, especialmente do Batalhão, são referências diante das demais escolas, pelo exemplo nos estudos, na família, camaradagem e na conduta de cada um.
Atualmente a coronel Aluna CTPM Thamires Apolinário (foto abaixo) é a Comandante Geral do Batalhão Alferes. Para se chegar ao posto de coronel, segundo ela, precisa-se de muito esforço e dedicação. Passar as madrugadas estudando, horas no treinamento de ordem unida ou realizando projeto. Por isso, observou temos que ser mais fortes do que o sono e o cansaço e lutar para conquistar aquilo que almejamos. “O que faz a diferença é a nossa perseverança ante os obstáculos”, explicou.
O Batalhão Alferes tem sido de grande importância ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar, ele é uma forma de incentivo aos estudos, a disciplina, e além de ser um exemplo não só para os alunos do próprio Colégio, como de outras instituições. Através do Batalhão, o nível de ensino do colégio irá se elevar tendo como meta o maior índice de aprovados em vestibulares e concursos públicos.
*
Jornalista Lenilson Guedes
Fotos CTPM/soldado PM Simplício