Polícia Militar de Rondônia

Batalhão de Polícia Ambiental tem novo Comandante

5Y8A6637

5Y8A6637PASSAGEM DE COMANDODepois de dois anos a frente do Comando do BPA – Batalhão de Polícia Ambiental, o coronel PM Rogério Torres Cavalcanti, passou o comando da Unidade ao tenente coronel PM Arióstenes Viana de Azevedo, na manhã de hoje, 25 de maio, na sede da Unidade, no município de Candeias do Jamari, Rondônia. O Batalhão tem atuação em todo Estado com atribuições de policiar e fiscalizar isoladamente ou com outros órgãos ambientais, 40 Unidades de conservação estaduais, 14 unidades federais e 19 terras indígenas. São cerca de 240 mil quilômetros quadrados, além do policiamento ostensivo urbano de responsabilidade do Batalhão. A solenidade que contou com a presença do deputado Ribamar Araújo, prefeito do Candeias Junior Silva, doutor Delson, da Unir, foi presidida pelo coronel PM Clairton Pereira, subcomandante geral da PM.

 

5Y8A6763SECRETÁRIO DE SEGURANÇAO secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antonio Carlos dos Reis, lamentou que as pessoas que são fiscalizadas não tenham a consciência de que a preservação do ambiente é importante, não somente nos dias de hoje, mas, também as futuras gerações. Ele agradeceu ao coronel PM Torres que soube com pulso firme, determinar a fiscalização ambiental em todo Estado, sem desmerecer o trabalhador, o cidadão que vive da terra para sua sobrevivência.

Ao fazer uma análise da atuação do coronel PM Torres no BPA, o coronel PM Clairton, subcomandante geral da PMRO, falou que o militar desde sua chegada procurou melhorar as condições de trabalho dos policiais que trabalham na Unidade. Na sua gestão normatizou procedimentos operacionais, efetivou patrulhamento 24 horas em Porto Velho e Candeias do Jamari, ativou o Grupamento Ambiental de Vilhena e realizou no BPA o primeiro curso de Georeferenciamento. Todas essas ações, comentou, não fez só, contou com o apoio e trabalho de todos os policiais militares que atuam no Batalhão Ambiental que diariamente combatem os crimes e ações ilegais contra o meio ambiente.5Y8A6745SUB-COMADANTE GERAL DA PMRO

Presente a solenidade a promotora Aide Moser Luiz, observou que acompanha o trabalho dos policiais militares ambientais “e fazem a diferença no cumprimento das missões atribuídas, independente de oficiais e praças”. Para ela o perfil do infrator também é diferente, são trabalhadores que cometem crime ambiental de forma equivocada, aonde deveriam preservar o meio ambiente.

O coronel Torres disse que foi uma experiência inesquecível, comandar a Unidade Ambiental. Para ele não foram dias fáceis, mas contou com a parceria de pessoas que ajudaram a manter e ampliar as tarefas de proteger um dos maiores patrimônios da humanidade, a Amazônia brasileira. “Dirijo-me aos oficiais e praças, funcionários civis que são comprometidos com o serviço público e não medem esforços para bem cumprir a missão”. Agradeceu a família e aos parceiros, amigos do BPA, falou que “daqui levo duas coisas: a saudade e a certeza do dever cumprido”.

5Y8A6519CORONEL PM TORRES

Novo comandante

5Y8A6520TENENTE CORONEL VIANA

Arióstenes Viana de Azevedo é tenente coronel PM. Natural de Bananeiras, Paraíba. Casado com Janaina Morais e pai de Davi Morais. Bacharel em Direito e possui licenciatura em História. Realizou diversos cursos na Polícia Militar, entre eles policiamento em eventos, direitos humanos, segurança dos defensores dos direitos humanos. Possui as Medalhas 10 e 20 anos, Mérito Policial, Forte Príncipe da Beira, Mérito Legislativo, Governador Jorge Teixeira de Oliveira, Marechal Rondon e Jubileu da PMRO.

Ele já foi comandante da Companhia destacada do 2º BPM, em Presidente Médici, chefe do CI no 2º Batalhão, subcomandante do 2º Batalhão e Comandante do 7º Batalhão em Ariquemes.


Jornalista Lenilson Guedes

Fotos soldado PM Simplício 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *