Foi desencadeada pelo Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Paradela, a operação, denominada “Operação Rural I”, com os objetivos principais de coibir invasões de terras, extração ilegal de madeira e verificar veículos ilegais que trafegam na zona rural, coibindo assim roubos e furtos de veículos, além de identificar e prender foragidos da justiça que se escondem em fazendas.
A primeira etapa da Operação teve início terça-feira, dia 19, e contou com cerca de 100 policiais militares, composto por PM’s da 1ª, 2ª e 3ª Companhias de Policiamento, Polícia Ambiental e um helicóptero do NOA (Núcleo de Operações Aéreas) da Sesdec, comandado pelo major PM Sena.
Durante o trajeto, que começou na Linha 153 e se estendeu até o final da Linha 203, cerca de 80 Km após o distrito de Rondominas, às margens do Rio Machado, veículos e pessoas eram abordadas e qualificadas. Também foram detectados vários assentamentos improvisados de sem-terras, já dentro de fazendas invadidas.
O Comandante do 2º BPM, tenente coronel PM Paradela, afirmou que a Operação terá várias etapas e priorizará as zonas rurais da região Central do Estado. Além da presença de viaturas policiais intensificando o policiamento e bloqueios em locais estratégicos, policiais militares estarão fazendo contato com os moradores das áreas rurais, onde será feito um trabalho de levantamento e atualização dos logradouros para facilitar a localização em casos de emergência e acionamento da PM via 190.
O oficial também destacou que o objetivo desta ação policial é a aproximação da Polícia Militar com as comunidades rurais. “A atividade tem como objetivo aumentar a sensação de segurança nessas regiões, muitas são bem distantes das cidades. Esta distância é um dos motivos que contribui para o aumento da criminalidade no campo. Destacamos que o trabalho continua, incansavelmente e em prol da segurança nas extensas áreas rurais da região Central”, afirmou.
Fonte e fotos 2º BPM
Jornalista Lenilson Guedes