No dia 9 de abril de 2016, sábado, aconteceu a reunião do comandante da 2° Companhia de Policiamento Ostensivo do 5°BPM com moradores do Bairro Jardim Santana e setor chacareiro. O objetivo do encontro foi debater sobre as maneiras de fazer com que a comunidade participe e seja mais atuante no combate aos problemas de segurança pública no bairro, no intuito de enfrentar tal questão em parceria com a Polícia Militar.
A comunidade é uma boa fonte de informações para a Polícia Militar, disse o tenente PM Miranda, acrescentando que é necessária a participação da comunidade ajudando a evitar que o crime aconteça, mostrando para a marginalidade, a união dos moradores, a insatisfação da situação de violência atual, dando um basta no consumo de drogas na região, roubos e furtos em Estabelecimentos de Ensinos locais, enfim, “atuando como fonte informativa para a polícia e se escondendo do problema, mas agindo de maneira proativa com desenvolvimento de projetos para mobilizar os moradores locais e ajudarem a coibir qualquer tipo de irregularidades que vierem presenciar, mas em conjunto, pois a polícia não é onipresente, mas a comunidade é, sendo ela a responsável também por promover a segurança pública”.
Também foram debatidas as metas para remobilizar as lideranças locais (comerciantes, moradores, diretores de escolas), sendo já marcado uma próxima etapa para implementação de soluções em conjunto.
Participaram da reunião morador Irineu, presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Santana, Silvio, presidente da Associação Boa Safra, demais moradores locais.
Fonte tenente PM Miranda
Jornalista Lenilson Guedes