Polícia Militar de Rondônia

Termina hoje a sessão de beleza para 60 mulheres em Parceria da PM com empresa de cosmético beneficia 60 mulheresno quartel do comando

FOTO.TOPO





FOTO.TOPO

Mais de 60 mulheres civis e militares passaram pelo famoso processo de transformação de beleza ao utilizar produtos da Mary Kay, em três dias de muita comemoração ao Dia Internacional da Mulher, começando dia 8 de março. Para melhor atender as candidatas ao uso dos cosméticos, as mulheres foram separadas em grupos de 20 por dia, a começar do evento formal realizado no dia 8 de março e se estendeu por mais dois dias.

O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias de Araújo, convidou civis e militares, para o evento formal realizado no salão nobre do Quartel do Comando da Polícia Militar. Reiterou que a luta das mulheres pelos direitos iguais tem sido cada vez mais respeitado, com a inserção da mulher no mercado de trabalho. “É preciso melhorar ainda muito, mas não podemos negar que houve avanços e que o mérito das conquistas é todo das mulheres”.  

Aproposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e foto.2salários mais altos.

Segundo o Major Braga, ajudante geral do Comando, o evento atende um grupo bom de mulheres, embora seja simbólico, com o intuito de homenagear, todas as mulheres do Estado, representadas pelas mulheres que participaram da sessão de beleza, com consultoras e promotoras da Mary Kay, cosméticos, sem as quais não seria possível  o evento, diz Braga.

 

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Foram registradas 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle é, até hoje, o pior da história de Nova Iorque.

fotos antigasDepois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto.

Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

simplicio.1Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher, perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUB TENENTE DAVID E SOLDADO PM SIMPLÍCIO
PESQUISA: NO PORTAL R7.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *