Foram convidadas todas as policiais femininas do 3º BPM e também às bombeiros militares pertencentes ao 3º Grupamento de Vilhena. O evento foi realizado na sala de instrução do Batalhão e o objetivo, segundo o tenente coronel PM Rildo, era fazer a mulher voltar o seu olhar para si mesma, buscando o seu autocuidado todos os dias.
É consenso que a mulher hoje é independente: trabalha, estuda, cuida da casa, dos filhos, do marido e faz muitas outras atividades, porém, em meio a uma rotina atribulada, pode acabar esquecendo da sua saúde e de seu bem-estar. Para resgatar essa vontade de se cuidar, foi preparada uma série de palestras, em forma de um bate-papo descontraído a fim de levar as mulheres a essa reflexão.
Os temas:
A abertura contou com a presença da pastora Andressa, da Igreja Presbiteriana Renovada, que fez uma oração e cantou hinos de louvor. O comandante, tenente coronel PM Rildo, destacou as qualidades da mulher virtuosa descrita em Provérbios 31, que são tão necessárias para o seu trabalho na Polícia Militar.
Independência
A tenente PM Psic Joselia, falou sobre a busca da independência feminina e a importância de manter uma boa saúde física e mental, fazendo aquilo que se gosta e se tem prazer em fazer, tirando um tempo para si mesma, para ter seu momento de relaxamento e lazer. Completando o tema, o tenente PM Med Basso, de Porto Velho, enviou um vídeo com dicas sobre alimentação saudável e a importância de escolher os alimentos mais naturais como frutas, legumes e verduras, deixando de lado os alimentos industrializados.
Educação Física
O cabo PM Mauricio, graduado em Educação Física, lembrou a necessidade da atividade física diária como forma de manter a saúde, atividade essa que deve ser acompanhada por um profissional da área e individualizada de acordo com a necessidade pessoal, quer seja para controle do peso, ganho de massa muscular, fortalecimento muscular ou para melhorar o sono e o relaxamento ou mesmo promover a integração social.
Crônica
A tenente PM Dent Luana promoveu um momento de descontração ao ler a crônica “Doidas e Santas” da escritora Martha Medeiros e logo após, foram sorteados brindes para as presentes.
Final
Para finalizar, deu-se início ao Café da Manhã, momento pelo qual todas as “Femininas”, puderam se confraternizar, conversar e se conhecer melhor, pois trabalhando em diversos setores, muitas vezes, acabam por não se encontrar no dia a dia. Todas as participantes se entrosaram nessa atividade e a agradeceram o cuidado de separar esse dia para juntas aprenderem mais sobre sua saúde além de buscar o convívio e o fortalecimento da amizade entre as irmãs de farda.
¨¨
3º BPM
Jornalista Lenilson Guedes