Polícia Militar de Rondônia

Câmeras de videomonitoramento contribuem para prisões de suspeitos de crimes em Buritis

De acordo com informações divulgadas pelo o Núcleo de Análise e Estatística Criminal (Naec) da Sesdec, desde que foi implantado houve redução de 50% nos acidentes de trânsito com vítimas fatal, 12,7% nos crimes de furto consumado e 18,2% no furto de veículo.

Por intermédio do sistema de vigilância, recentemente foi possível obter as imagens dos infratores que atearam fogo em uma frota de ônibus escolares. De posse das imagens, a Polícia Civil realizou trabalho de divulgação, pelo Disk Denúncia 197, e em poucos dias os suspeitos foram localizados.

“É possível afirmar que a investigação do crime do incêndio dos ônibus foi realizada integralmente com base nos elementos obtidos pelo sistema de câmeras, o qual possibilitou, em menos de 24h da prática do crime, a identificação dos infratores, que tiveram suas imagens divulgadas e foram denunciados via 197, culminando na conclusão célere da investigação e na elucidação dos fatos” explicou o delegado de Polícia Civil, Lucas Torres Ribeiro.

Segundo ele, as câmeras proporcionam maior eficácia no combate ao crime e na prevenção de delitos, com mais eficiência no patrulhamento e obtenção de elementos probatórios mais robustos nos procedimentos investigativos criminais.

“Com a efetiva utilização em tempo real do monitoramento, a expectativa é que haja redução considerável da criminalidade. As imagens têm servido para auxiliar em determinadas investigações, ainda em andamento. A exemplo do roubo a um estabelecimento comercial, em que foi possível por intermédio das câmeras identificar o veículo usado pelos infratores na fuga”, esclareceu.

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, o sistema de videomonitoramento é uma ferramenta moderna e inovadora de apoio às forças de segurança. “O uso das câmeras acrescentam mecanismos que vão auxiliar no trabalho de prevenção e de investigação policial, permitindo com que o Sistema de Segurança planeje com mais eficiência as operações e atividades para coibir a violência”, reforçou. Texto: Márcia Martins.

¨¨

Publicado por Lenilson Guedes

Foto 1º BPM

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *