Na manhã de quinta-feira (25/02), o tenente coronel Antonio Alcântara, comandante do 1º BPM da Polícia Militar em Porto Velho, esteve visitando as instalações da GM (Guarda Mirim) de Ariquemes com o objetivo de usar como modelo para a criação das Guardas Mirins em Porto Velho. Acompanhando o Comandante estavam profissionais que irão liderar o projeto no 1º BPM e pessoas ligadas à prefeitura de Porto Velho, que será parceira para a manutenção do projeto.
O tenente coronel PM Alcântara foi um dos fundadores da GM em Ariquemes, Monte Negro e Cacaulândia, quando foi Comandante do 7º BPM de Ariquemes, ele destacou a importância de ações da Polícia no trabalho preventivo, citando outros projetos de sucesso como: Pequeno Samurai e Proerd, “um dos maiores desafios para manter projetos assim é a questão financeira, haja vista, não ter programação nos orçamentos públicos, dependendo de emendas parlamentares, convênios com instituições públicas e especialmente com o apoio da sociedade”, concluiu o Comandante.
O PM Godoy, Comandante da GM de Ariquemes disse estar honrado em ter sua unidade reconhecida e comentou sobre as dificuldades em encontrar apoio para manutenção da mesma, hoje, disse ele, temos um convênio com a prefeitura, o que garante o atendimento adequado aos 152 alunos matriculados em nossa unidade, temos psicóloga, Assistente Social, Secretária e Merendeira
O policial militar disse ainda está preocupado com o futuro, a continuidade do convênio, pois, segundo ele, é fundamental para permanência da assistência necessária, a educação oferecida pela GM, voltada para os conhecimentos na área militar com foco na Ética, Cidadania e Integração. O tempo para a formação de sodado é de oito meses, disse Godoy.
Este é um trabalho da Polícia Militar que merece atenção dos governantes, como a educação é à base da sociedade, as GM’s estão formando cidadãos de bem com forte atuação na prevenção. Fonte Alerta Rondônia Ítalo Coelho DRT 1120/RO. Fotos: Rinaldo Moreira.
¨¨
Jornalista Lenilson Guedes