Para o comandante geral, coronel PM Enedy, o ato de troca de Comando é uma rotina na caserna, um marco na história de uma organização PM e, principalmente na história pessoal de alguns profissionais. O comandante geral, disse que na passagem de Comando do 3º PM, duas histórias se destacam: com o coronel Darci que hoje recebe sua promoção ao último posto da Corporação, decreto assinado pelo governador Confúcio Moura, e ao tenente coronel PM Rildo que passou todo seu tempo de PM na região e hoje assume o Comando desta Unidade.
A integração da Polícia Militar com os demais segmentos sociais e com organismos públicos, como o Tribunal de Justiça e Ministério Público, é de fundamental importância para garantir a segurança da população, explicou. As instituições públicas e privadas nosso agradecimento, especialmente na instalação de câmeras de monitoramento. Aqui foi o embrião que cresceu em várias outras cidades. Coronel PM Enedy ainda agradeceu a participação da comunidade pelos esforços em garantir uma Polícia sempre presente aos seus anseios.
Representando a Sesdec – Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, o coronel PM Pachá, enalteceu as qualidades profissionais do ex-comandante Darci que deixou um legado de grandes realizações. Ao novo comandante “um amigo de infância que sempre foi dedicado e atencioso a tudo que faz”, desejou um bom comando.
Em seu discurso de despedida o coronel PM Darci falou do sentimento do dever cumprido nos 30 anos que se dedicou a Polícia Militar, em especial nos 14 meses que ficou à frente da tropa no 3º Batalhão. Depois de 1 ano e dois meses a frente do 3º BPM – Batalhão de Polícia Militar, em Vilhena, o coronel PM Darci Hrycyna, passou o comando da Unidade ao tenente coronel PM Rildo Flores. Em sua despedida o coronel Darci também anunciou seu pedido para a reserva remunerada depois de 30 anos de serviços na Polícia Militar.
Agradecimentos
Após agradecer de forma geral aos segmentos sociais, órgãos constituídos, organizações militares, civis, religiosas, jornalísticas, Lojas Maçônicas e clubes de serviço, representantes da comunidade, ele destacou o apoio dos comandantes de Unidades na região do Cone Sul, todas subordinadas ao Batalhão, “pela dedicação e desprendimento no auxílio em servir e proteger todas essas comunidades sob o meu comando”. Desejou ao tenente coronel PM Rildo Flores, “muito sucesso na nobre missão que é comandar”.
Filha
“Hoje, mais uma etapa da sua vida se encerra. Foram dias, meses, anos de muito esforço e dedicação”, disse Juliana Hrycyna, filha do coronel PM Darci Hrycyna que passou o comando do 3º Batalhão. Ela acrescentou ainda fazendo uma reflexão da vida do Policial Militar. As pessoas, disse ela, que não conhecem os policiais militares de forma mais íntima, nunca irão entender a preocupação de sua família. Mesmo com todos os riscos que envolvem a sua carreira, o Policial Militar não deixa de cumprir os seus deveres, para com suas famílias.
Apesar de preocupados, sentimos também uma enorme gratidão pelos seus esforços. E eu, como filha de um Policial Militar que hoje está encerrando os seus deveres, não poderia está mais feliz e gratificada, eu e minha irmã.
Ela falou das preocupações dos filhos de policiais militares. Quando tem que viajar a trabalho, ficamos preocupados, “mas e não tem sensação melhor do que ver você chegar e poder te abraçar, sabendo que está tudo bem”. Parabéns por todas as suas conquistas e por mais uma etapa concluída.
Presenças
A Cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o ex-comandante da Unidade, coronel PM Balbi, os Juízes de direito Adriano Lima Toldo, Leonardo Hernandez Santos Soares, Fabrizio Amorim, Promotor de Justiça Fernando Franco Assunção, representando o Ministério Público, Delegado de Polícia Federal Bruno Zane Santos, Gerente do Banco do Brasil, Osmar Alves dos Santos, Gerente do Banco Sicoob Vilmar Saúgo, Inspetor da PRF João Paulo M. Lobato, Secretário Regional Ronaldo Alevato, Controlador Geral do Município, Roberto Scarlecio Pires, Comandante do Tiro de Guerra, Comandante do Corpo de Bombeiros de Vilhena, Presidente da Associação Comercial de Vilhena, representante da Câmara dos Vereadores, entre outros.
Fotos sargento PM Sergio
Jornalista Lenilson Guedes