Polícia Militar de Rondônia

Exército Brasileiro realiza corrida da paz no Espaço Alternativo

palestra editada





palestra editadaTudo pronto para a Corrida da Paz, que será realizada em Porto Velho no próximo domingo, dia 21, no Espaço Alternativo. O evento será realizado e organizado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Rondônia foram convidados para participar e na reunião com os organizadores essa semana, o coronel Santos, chefe do Centro de comunicação Social da PMRO, representou a corporação. O coronel disse que dentro das possibilidades, a Policia Militar se coloca à disposição, como convidada. O corpo de Bombeiros, também teve representante na reunião.

A concentração será no final da Avenida Lauro Sodré nas imediações do estacionamento do Aeroporto, as 16h30.  As 16h45 haverá o aquecimento. A largada está prevista para as 17 horas com dispersão do participantes depois das 18h00. São cerca de quatro quilômetros. Saída do aeroporto até o portal principal do Espaço Alternativo, nas imediações do Hospital de Base e o retorno com finalização no ponto de partida.

O tenente coronel Vinícius, coordena o evento. Chefe da Seção de Operações do da 17ª Bridada de Infantaria de Selva do Exercito Brasileiro, ele lidera um grupo operacional de aproximadamente 20 militares, que compõe a comissão organizadora. “O ponto de chegada será o mesmo de partida uma vez que o percurso é ida e volta no o espaço, o que soma os quatro quilômetros”.

O oficial convida toda a população para participar do evento, que não é restrito somente aos militares das forças armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.  “Trata-se de um evento familiar, onde todos podem participar correndo ou caminhando, o que não vai quebrar a rotina do publico acostumado a atividades esportivas no local”.

A escolha da concentração ao inverso do que geralmente ocorre no Espaço Alternativo com o público que caminha nos finais de semana é estratégico: ao ser dada a largada no aeroporto sentido HB, os militares encontrarão com a multidão, geralmente aos domingos, concentrados na Avenida Jorge Teixeira. A ideia é que este público seja agregado ao evento maior, no sentido aeroporto, o que tornará um evento espetacular, disse o tenente coronel Vinícius.

A Corrida da Paz é realizada simultaneamente no mundo todo desde 2006 e mobiliza as Forças Armadas de cada país. No caso do corrida.2Brasil, as forças auxiliares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.  Trata-se de um momento de congraçamento entre às famílias, além de incentivar a boa pratica esportiva. No local terão professores de educação física, enfermeiros e outros profissionais da medicina por media de precaução.

Como iniciou a corrida da paz

Após a Segunda Grande Guerra, em 1945, os Estados Unidos criaram o Conselho Desportivo das Forças Aliadas, reunindo 12 países em torno de um ideal de confraternização por intermédio da prática desportiva. Mas, na época, a iniciativa não contou com forças suficientes e acabou se desfazendo.

Anos depois, em 1948, representantes de países como Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo e Holanda, impulsionados pelo lema “Amizade através do Desporto”, criaram uma nova organização com as mesmas características e objetivos, denominada Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM, sigla em francês de Conseil International du Sport Militaire).

O CISM – sediado em Bruxelas (Bélgica) – atualmente congrega 134 países e é a terceira maior entidade desportiva do mundo.

Administrativamente, o CISM estrutura-se com um presidente, quatro vice-presidentes (África, Europa, América e Ásia), e equipe técnica composta por diretores, secretários, comissões (Regulamento, Planejamento, Esportes, Solidariedade, Medicina Esportiva, Finanças, Disciplina e Feminina), e comitês técnicos divididos em esportes propriamente militares, esportes individuais e coletivos. Contam ainda com 12 escritórios de ligação distribuídos nos continentes africano, asiático, europeu e americano e 134 chefes das delegações dos países membros.

Até a década de 1970, o CISM teve grande participação no desenvolvimento e difusão dos métodos utilizados no treinamento desportivo, por intermédio da Academia do CISM (ACISM), responsável pela realização de simpósios, congressos e estágios, ao redor do mundo. Hoje, o CISM é reconhecido pela UNESCO como órgão consultor para assuntos relacionados ao esporte e pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parceiro na difusão da paz pelo mundo.

O Conselho é uma das maiores organizações multidisciplinares do mundo, responsável por organizar vários eventos desportivos para as Forças Armadas dos 134 países membros. Dentre os eventos coordenados pelo CISM estão os Jogos Mundiais Militares de Verão, os Jogos Mundiais Militares de Inverno, Campeonatos Mundiais Militares, Troféu Mundial Militar de Futebol e os Jogos Mundiais Militares de Cadetes.

Nas Américas, o CISM é composto por 18 países-membros: Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: CECOMS


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *