Comando da Polícia Militar quer aproximação maior com as demais instituições

P1180811

P1180811O trabalho de aproximação com as instituições, mencionado pelo comandante geral da PMRO, coronel Ênedy, quando assumiu o comando, começa a surtir os primeiros efeitos. Na quinta (28), o comandante geral visitou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilson de Sousa Silva.

O encontro ocorreu na sede (TCE-RO), ocasião em que o coronel Ênedy esclareceu a intenção de descentralizar os recursos disponíveis para a corporação, como forma de sanar as dificuldades que os comandantes têm na manutenção de seus quartéis por falta de orçamento próprio.

O presidente, Edilson, do TCE disse que a descentralização proporcionará mais agilidade nas ações da Corporação, frisando a necessidade de lei específica para isso, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado.

P1180827O conselheiro também colocou o Tribunal de Contas à disposição para contribuir com essa iniciativa. Expôs ainda para avaliação do comandante uma ação preventiva da Corte. Com o objetivo de evitar que esse procedimento não gere problema na prestação de contas da instituição, um curso de capacitação aos policiais militares que ocupam cargo de gestão na PM, poderá ser oferecido pela Escola Superior de Contas do TCE.

Ênedy agradeceu a receptividade oferecida pelo Tribunal de Contas, e informou que já há uma Assessoria Militar junto ao TCE, cujo responsável é o tenente coronel PM Abreu. A junção de forças institucionais é fundamental para dar encaminhamento a projetos que viabilize o bom funcionamento dos órgãos. “No caso da PMRO, precisamos desburocratizar e descentralizar para facilitar a utilização dos recursos, obviamente com a devida prestação de contas”. Segundo Ênedy, hoje um batalhão tem dificuldade para realizar pequenas manutenções for falta dessa autonomia.

A visita do coronel Ênedy ao presidente do Tribunal de Contas do Estado é mais uma de das várias visitas que pretende fazer ao longo do ano, para estreitar as relações  institucionais. Ênedy ficou extremamente satisfeito com o tratamento dispensado a ele, pelo conselheiro e presidente do Tribunal de contas, Edilson de Sousa Silva.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO.