Estiveram presentes os coronéis PM Ranylson, chefe do Estado Maior e subcomandante geral em exercício, coronel PM Mendes, coordenador de Recursos Humanos, coronel PM Gonçalves, Corregedor Geral, coronel PM Bonfim, respondendo pela CRP I – coordenadoria Regional de Policiamento I, coronel PM RR Ferro, coronel PM RR Garret, major PM RR Jânio, major PM RR Oswaldo.
Após receber uma placa dos integrantes da turma de 86, materializando o momento, aonde destaca o agradecimento ao Estado e, especialmente a Polícia Militar, o coronel PM Enedy disse que o agradecimento é da Corporação por ter tido em suas fileiras, policiais militares que construíram com respeito, ética e grande profissionalismo a Polícia Militar que temos hoje.
A exemplo de outras Unidades militares o coronel PM Enedy disse que vai incentivar ainda mais aos que passaram a reserva, para que visitem os quartéis e realizem um congraçamento junto aos amigos e falem sobre o tempo em que estiveram na ativa. Ele pretende criar um Dia no calendário da instituição para essa atividade. “Temos que valorizar nossa reserva, isso é uma visão institucional”.
O comandante geral disse está elaborando projeto para que os policiais militares da reserva também prestem serviços na atividade administrativa e não só na operacional como acontece hoje.
A turma
Com o crescimento acelerado de Rondônia foi necessário buscar em outros estados homens e mulheres para integrar a Polícia Militar. Ingressaram em 27 de janeiro de 1986, 231 jovens, cheios de sonhos, desafios e vontade de prestar serviço a sociedade rondoniense naqueles idos da década de 80. Comandava o CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o então major PM Valnir Ferro, (hoje coronel da reserva, presente ao evento) e como subcomandante o então capitão PM Lino Lima de Aguiar.
Lembrou o soldado PM Pedroza, (hoje major da reserva) dos desafios em entrar na Instituição. ”Muitos companheiros foram ficando pelo caminho, tanto pelas dificuldades da formação profissional, quanto deixando o convívio entre nós”. Ao final, se formaram 171 policiais militares que foram servir em diversas Unidades tanto na capital quanto nas demais cidades do Estado.
Cada um dos que compareceu ao evento se apresentou e falou do caminho percorrido nesses 30 anos servindo e protegendo a sociedade do Estado.
¨¨¨
Fotos – sargento PM Sergio
Jornalista Lenilson Guedes