Polícia Militar de Rondônia

Asof sedia encontro de Associações para debater a previdência dos olicias e bombeiros militares

26 1 1 asof 1

Segundo o presidente da Asof,  tenente coronel PM Lisboa, este momento foi uma excelente oportunidade para mostrar a união da categoria policial e bombeiro militar, por meio das associações que representam e lutam pelos interesses e direitos dos militares de Rondônia.

A proposta de lei do Iperon fará com que o direito adquirido do servidor policial e bombeiro militar de ir para reserva remunerada passe a ter um período de 30 anos de contribuição, sendo 25 anos exclusivo ao Iperon como militar do Estado, prevendo também uma idade de no mínimo 55 anos de idade de contribuição.

Outra proposta é, do servidor público ir para a reserva remunerada com a previsão de percepção da média de suas maiores remunerações, utilizada como base de cálculo correspondente a 80% de todo o período contributivo.

Tais propostas foram discutidas durante o evento, onde foram criticadas pelos representantes das associações que estavam presentes ao evento, foram verificadas também outras desvantagens pretendidas pela nova proposta previdenciária, que envolve inclusive os Inativos, os quais não terão mais paridade salarial com os militares ativos, bem como os reformados, que seguem a mesma regra elencada sobre a base do cálculo do provento, cortando-se a percepção do posto ou graduação acima.

26 1 16 asof

Coronel PM Fábio

“Respostas plausíveis, tem que haver consoante a questionamentos feitos pelas associações perante o IPERON. Não se podem colocar mudanças drásticas à vista previdenciária dos serviços policiais e bombeiros militares sem exposição de motivos pertinentes. É um desrespeito com a categoria, o qual terá que trabalhar e contribuir mais para o Iperon, e ao mesmo tempo, na sua ida pra reserva remunerada, não ter o direito de perceber os proventos de seu posto ou graduação atingida com méritos durante sua carreira militar”. Mensagem dita por um dos participantes do evento.

Foi deliberada a necessidade de se confeccionar uma Nota de Repúdio conjunta das associações relativo à proposta de alteração da previdência pelo Iperon, a realização de uma reunião com representantes das associações com o responsável desse Instituto, bem como também a criação de um Conselho de Associações Militares Estaduais – CAME, com o propósito de unir todas as representatividades no sentido de interagir e debater assuntos em conjunto, os quais sejam de interesse da categoria policial e bombeiro militar de Rondônia.

Estiveram presentes no encontro representantes da Associação do Círculo Militar de Oficiais (ACMO);  da Associação das Esposas, Familiares e Pensionistas do Estado de Rondônia e do Ex Território; da Associação em Defesa dos Militares do Estado de Rondônia (ASDEMERON); da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Vilhena (APBM) e do Grupo de Inativos da PMRO.

Jornalista Lenilson Guedes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *