Ideia é garantir a segurança dos folioes e manter policiamento nos bairros. Policiais do admininstrativo vão reforçar estratégia
A coordenadoria Regional de Policiamento da capital (CRP-I), juntamente com outros órgãos de segurança, traça a estratégia que visa garantir o policiamento de foliões e seguidores da maior festa folclórica do Brasil, que em porto Velho, começa no próximo sábado, dia 30 e janeiro, com encerramento no dia 13 de fevereiro.
De acordo com o Coordenador da CRP-I. Coronel PM Bonfim, será aumentado o efetivo durante o carnaval para que seja garantida a segurança em todos os segmentos da festa, sem que haja prejuízo do policiamento normal da cidade.
A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar deixou acertado que o aumento do efetivo será apenas nesses dias, por considerar que nas lacunas entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro, bem como do dia 09 ao dia 13, é desnecessário aumentar o efetivo nas ruas.
A estratégia foi discutida durante reunião na Sesdec que contou com todos os órgãos subordinados à secretaria de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Participaram também o Conselho Tutelar e órgãos do município como: Semtram, a Semfaz e a Funcultural, responsável pela organização do evento.
Policiais do administrativo vão para as ruas no período de acordo com o calendário apresentado pela Funcultural, resultado de um acordo feito um acordo conjunto com a Sesdec, o Ministério Público e todos os órgãos envolvidos com a realização do carnaval.
O calendário do carnaval é o seguinte: dia 30 de janeiro, será a abertura oficial com blocos. Do dia 4 a 9 de fevereiro, o chamado período “momesco” e depois no sábado dia 13 com o encerramento. “De tal forma que atuaremos no sábado de abertura até o sábado de encerramento, conforme as datas apresentadas”, destacou o coronel Bonfim.
Quanto ao trabalho específico da PMRO, serão utilizadas as duas áreas que abrange Porto Velho. O Primeiro e o Quinto Batalhões receberão o apoio da Companhia de Trânsito, que vai atuar em toda a capital, e da Companhia de Operações Especiais – também foi acionado. Para reforçar esses efetivos, o apoio das unidades administrativas da capital.
“Não haverá prejuízo do policiamento ostensivo convencional”, disse o coronel Bonfim. Todos os bairros da cidade continuarão com a presença da policia militar nas localidades, disse o coronel. A programação e o cronograma de apresentação dos grupos e escolas de samba serão apresentados pela Funcultural.
As informações valem também para os distritos pertencentes ao município de Porto Velho, embora a concentração de brincantes seja maior na capital, com o deslocamento de muita gente para o carnaval local.
REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS ARQUIVO – CECOMS