A Polícia Militar de Rondônia, desde o final do mês de dezembro de 2024, com a operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, tem realizado uma “limpeza”, contra a criminalidade, no condomínio Morar Melhor, em Porto Velho. O pulso firme, reflete as ações da PM e Polícia Penal. Simboliza o trabalho firme e decisivo que está sendo realizado para restaurar a segurança e a ordem no local, prendendo e expulsando criminosos, devolvendo as moradias aos seus verdadeiros donos.
Em entrevista na noite de sexta-feira, 10, a um canal de tv em Porto Velho, o coronel PM Glauber Souto, subcomandante-geral da Polícia Militar apresentou números positivos até o momento: foram efetivados cerca de 180 cortes de água, 610 cortes de energia, e regularizadas, 220 residências. Em média, por dia, são abordados 300 veículos. Os foragidos da justiça já se evadiram do conjunto. Foram apreendidas três armas de fogo e três flagrantes de tráfico de drogas. Cerca de 70 apartamentos estão sendo lacrados de imediato para futuramente serem devolvidos aos seus legítimos donos ou redistribuídos pela SEAS.
Segundo o tenente-coronel PM Pontes, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área, “estamos quebrando uma órbita do crime utilizando muita estratégia. A facção obtém lucro não apenas da venda de drogas, mas de roubos e também com venda e aluguéis desses imóveis. Demos um passo importante na luta contra essa congregação criminosa”.
Mais importante agora, disse ele, é avançarmos na restituição dos imóveis com apoio da SEAS e Defensoria. Todos os proprietários prejudicados devem nos procurar. Estes apartamentos não ficarão nas mãos da facção. Devolver os apartamentos aos verdadeiros donos é um ato de justiça que reestabelece a dignidade dos residentes que foram prejudicados por ações ilícitas.
A nossa operação conta com a presença da Polícia Penal, Ministério Público e da Polícia Civil, um trabalho integrado como este renderá excelentes resultados a médio prazo. Até o momento não fizemos uso de arma de fogo, isto é um sinal claro que a obediência da Força da Lei evita o uso da Lei da Força. Novas ações estratégicas estarão eclodindo nos próximos dias e será mais um duro golpe na economia do crime.
Os moradores do Morar Melhor podem agora ficar calmos, sabendo que estão protegidos e que suas vozes estão sendo atendidas. O trabalho da Polícia Militar, portanto, é um exemplo claro de como ações firmes e bem direcionadas podem transformar uma comunidade.