Representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) reuniram-se no dia 27 de novembro, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), em Ji-Paraná, para discutir estratégias de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
O encontro, realizado na sala da Patrulha Maria da Penha, contou com a presença do juiz Fantini, da 2ª Vara Criminal; do tenente-coronel PM Elias, comandante do 2º BPM, além de oficiais e membros da Patrulha Maria da Penha, e do núcleo psicossocial do TJRO.
O principal objetivo da reunião foi alinhar as ações previstas no projeto “Fortalecer para Proteger”, uma iniciativa que busca consolidar o fluxo de trabalho entre o Judiciário e a Polícia Militar para garantir atendimento ágil, proteção efetiva e suporte integral às mulheres vítimas de violência.
Durante o encontro, foram debatidas formas de aprimorar a cooperação entre as instituições, promovendo uma rede de proteção mais eficiente e integrada. O projeto “Fortalecer para Proteger” propõe a criação de um fluxograma que delineia etapas claras para o atendimento às vítimas, desde a denúncia até o acompanhamento psicossocial.
A reunião fez parte da programação da 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, um esforço nacional que visa combater a violência contra mulheres e reforçar a importância de políticas públicas de proteção e amparo.
Com a integração entre os órgãos envolvidos, espera-se ampliar a eficácia no enfrentamento da violência doméstica, garantindo segurança e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares
Fonte e fotos: Patrulha Maria da Penha do 2º BPM