Em solenidade realizada na manhã de hoje, 6 de dezembro, no Quartel do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Rondônia – BPCHOQUE, na Avenida Jatuarana, em Porto Velho, assumiu o comando da unidade o tenente-coronel PM Felipe Hemerson, em substituição ao tenente-coronel PM Antônio Rodrigues de Matos. O ato de passagem de comando foi presidido pelo coronel PM Luis Carlos Garibaldi, chefe do Estado-Maior da Corporação. A passagem de comando é um processo normal que ocorre quando um oficial assume ou deixa o cargo de comando. Esse evento simboliza a continuidade e a tradição da instituição, sendo importante para manter a coesão entre os policiais.
O coronel PM Garibaldi ressaltou que, embora o tenente-coronel PM Felipe já esteja comandando o Batalhão, a formalidade era absolutamente necessária para marcar a transição. “Um oficial muito correto, disciplinado e disciplinador desde a época de tenente, que construiu um nome e uma carreira ao longo dos anos. Ninguém é escolhido para comandar o Batalhão de Operações Especiais por acaso; apostamos e deu certo.”
Ao se despedir da tropa, o tenente-coronel PM Matos agradeceu a todos pelo empenho nas missões desempenhadas. “Com bravura, lealdade e comprometimento, sempre foram fiéis ao juramento que fizeram. Vocês têm demonstrado, a cada dia, o verdadeiro espírito do Batalhão de Choque: a preservação da paz e a manutenção da ordem, muitas vezes enfrentando riscos elevados com coragem e determinação. Mesmo diante dos maiores desafios, nunca desanimaram no cumprimento da missão.” Ele destacou que a dedicação de todos reflete a verdadeira vocação de servir à sociedade, colocando muitas vezes o bem-estar coletivo acima das próprias vidas.
O tenente-coronel Matos lembrou as diversas operações realizadas durante crises graves e protestos populares, como os fechamentos de rodovias após as eleições presidenciais de 2022, a reintegração da sede da Fazenda Norbrasil, a Operação Mapinguari no Parque Estadual Guajará-Mirim, as operações de segurança durante o Carnaval e os enfrentamentos às crises de segurança pública e ataques criminosos. O Batalhão de Choque esteve sempre pronto para restabelecer a ordem e reprimir o crime. “Cada um de vocês representa o compromisso com a missão, o respeito pela disciplina e o amor à farda”, afirmou.
O novo comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel PM Felipe, atuou em missões pela Força Nacional de Segurança Pública, onde comandou um pelotão de choque na posse presidencial em Brasília. Ele também comandou a 4ª Companhia da Operação Terra da Luz em Fortaleza e a Operação Apyterewa em São Félix do Xingu, Pará. Chefiou a Assessoria Especial da Polícia Militar, foi subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque e comandou o Batalhão de Operações Especiais.
O tenente-coronel Felipe foi condecorado com as medalhas: Mérito de Ensino, Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira, Honra ao Mérito Cultural, Mérito Policial Militar, Medalha Dedicação Policial Militar, Mérito Forte do Príncipe da Beira, Mérito Legislativo, Mérito Justiça e Disciplina e Mérito Operações Policiais Especiais, entre outras.
Ele é bacharel em Segurança Pública e pós-graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rondônia. Também está se formando em Direito. Concluiu com êxito o 1º Curso de Instrutor de Emprego Defensivo de Arma de Fogo (1º colocado), Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional (77ª edição) (1º colocado), 1º Curso de Técnico Explosivista Policial, Curso de APH em Combate – Protocolo MARC-1, Curso de Técnicas Não Letais – Nível Multiplicador, Curso de Formação de Blaster em Explosivos e Curso de Atirador Designado.
Fotos: Soldado PM José tiago
Texto: Lenilson Guedes