Durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, realizada para combater crimes transfronteiriços, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Fronteira e Divisas – BPFRON, Batalhão de Operações Especiais – BOPE e canil/BPCHOQUE, apreendeu uma grande quantidade de cigarros contrabandeados na zona rural de Nova Mamoré, na manhã de 4 de dezembro de 2024.
As guarnições realizavam patrulhamento nas linhas rurais do município quando avistaram uma van branca saindo de uma estrada que interliga Nova Mamoré a Nova Dimensão. Diante da suspeita, foi iniciada a abordagem policial. Após revistas pessoais nos ocupantes e uma busca detalhada no veículo, foram encontradas 70 caixas de cigarro de marca conhecida, totalizando 35 mil maços contrabandeados da Bolívia.
Os dois ocupantes do veículo, ambos do sexo masculino, se recusaram a fornecer informações sobre a origem da mercadoria, declarando apenas que receberiam R$ 5 mil pelo transporte até a cidade de Buritis. A conduta revelou a intenção clara de ocultar a procedência ilícita do material, em flagrante violação às normas legais sobre comércio e importação.
Diante das evidências, foi dada voz de prisão aos indivíduos, que tiveram seus direitos constitucionais garantidos. Após a apreensão da carga, ambos foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Guajará-Mirim para a adoção das medidas legais cabíveis.