O Governo de Rondônia através da Polícia Militar promoveu nos dias 3 e 4 de dezembro, o I Workshop de Comandantes de Frações em Cacoal. O evento teve como objetivo principal fortalecer a integração entre os comandantes das frações destacadas, promovendo um espaço de troca de experiências e conhecimentos.
Durante o encontro, a equipe da PMRO trabalhou com base em um plano de comando voltado à implementação de estratégias e ao alinhamento de planejamentos, visando o desenvolvimento contínuo da corporação policial. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para aprimorar as ações da Polícia Militar no estado, garantindo uma atuação mais eficiente e coordenada.
O comandante-geral da PMRO ressaltou a importância do workshop para o fortalecimento da liderança e a construção de relações mais sólidas entre as frações. “É com grande satisfação que estou aqui, diante de vocês, para falar sobre a importância deste evento, que representa um marco significativo para a nossa Polícia Militar de Rondônia. É a primeira vez que conseguimos reunir todos os comandantes de frações destacadas para alinharmos informações de interesse de toda a corporação. Este workshop tem como objetivo não apenas o aprimoramento das nossas habilidades de liderança, mas também a construção de relações mais fortes com os nossos sargentos que são maioria comandantes destas unidades. Este é o momento de ouvirmos os anseios e as principais dificuldades enfrentadas em cada localidade e apresentar os avanços alcançados durante esta gestão”, destacou.
O diretor executivo da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Henrique, lembrou os tempos em que esteve à frente da Diretoria de Apoio Administrativo e Logística da PMRO (DAL) e as dificuldades enfrentadas para conseguir realizar reformas nos quartéis. “Hoje vivemos uma outra realidade. Temos uma equipe da Sesdec que está percorrendo os mais longínquos distritos e municípios para descrever as condições de cada unidade da PMRO, para que possamos fazer reparos ou reformas. E isso já estamos fazendo. Temos a entrega de reformas de grande porte ainda este ano. É uma nova visão de governo, que não se esquece do policial que está na ponta da linha, dando-lhe uma estrutura melhor nos quartéis, que acabam sendo a sua segunda casa”, destacou.
A comandante do 3º Grupamento da PMRO de Castanheiras, SGT Celiane, disse que o encontro oportunizou uma aproximação com o comando da tropa. “É histórica essa iniciativa que reúne os comandantes de grupamentos destacados em locais distantes do estado, que antes eram esquecidos, e que hoje temos o privilégio de nos reunir com os demais colegas e fortalecer a troca de informações e conhecimento. Então, está sendo de grande valia para nós levarmos esse conhecimento aos nossos colegas também”, salientou.
O evento contou com diversas palestras, proporcionando aos participantes um ambiente de aprendizagem e troca de conhecimento das principais atividades realizadas pelas coordenadorias da Polícia Militar. Dando início ao ciclo de palestras, o comandante-geral, coronel Regis Braguin, falou das principais ações realizadas durante o seu comando; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Garibalde, apresentou a gestão de comando e as respectivas atribuições das coordenadorias; o diretor de Informação da Polícia Militar, tenente-coronel Marink, discorreu sobre as tecnologias aplicadas à gestão da Polícia Militar em Rondônia, como os aplicativos PMRO Mobile e o sistema SIGA para ambiente operacional; o corregedor-geral da Polícia Militar, coronel França, falou da importância do “graduado” sargento nas atividades disciplinares da PMRO; o coordenador de Planejamento, Orçamento e Finanças (CPOF), tenenente-coronel Daniel, palestrou sobre as noções gerais de planejamento e orçamento, diárias, suprimento de fundos, gestão de viaturas e abastecimento; representando a Coordenadoria de Pessoal da PMRO (CP), capitão Félix, apresentou a gestão de averbações e processamento de reservas, gestão de afastamentos e promoções; representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiente (Sedam), subtenente Trindade, destacou os procedimentos de doações de madeiras apreendidas para a PMRO.