Entre os dias 24 e 25 deste mês, a Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou uma operação em uma fazenda de Nova Brasilândia d’ Oeste, que havia sido invadida por um grupo de moradores da região, coibindo um esbulho possessório e apreendendo uma série de bens materiais.
O proprietário da fazenda invadida disse que um grupo de moradores ocuparam uma parte de sua propriedade e nela estabeleceram um acampamento. Logo após, no dia 24, uma guarnição da Polícia Militar se deslocou ao local indicado na denúncia, onde confirmou a existência do acampamento e conseguinte estimou-se a presença de cerca de 50 ocupantes, dentre adultos, crianças e idosos.
Em contato com os ocupantes, a equipe da PM obteve autorização para entrar nas barracas formadas no acampamento, onde localizou diversas armas de fogo em situação irregular, munições, aparelhos eletrônicos e fogos de artifício. Todos estes foram apreendidos.
Os ocupantes não puderam ser retirados do local com segurança, contudo, os bens apreendidos previamente foram devidamente entregues aos cuidados da Delegacia de Polícia Civil de Nova Brasilândia d’ Oeste.
No dia seguinte, 25, uma nova guarnição, dotada dos meios necessários para coibir a situação, se deslocou ao local. A princípio, os ocupantes demonstraram resistência em deixar o local, contudo a questão foi sanada após uma verbalização entre esses e a equipe da Polícia Militar. Nesse sentido, os ocupantes decidiram sair do local sob a condição de que pudessem trazer consigo seus pertences, solicitação essa que foi devidamente atendida.
Com o auxílio de ônibus, os ocupantes puderam ser retirados com segurança, ao passo que caminhonetes levaram seus pertences. Ambos foram devidamente levados até o ginásio municipal de Castanheiras, onde puderam receber apoio e acolhimento por parte de assistentes sociais e do Conselho Tutelar do município de Castanheiras. Tendo prestado o devido apoio necessário.
Texto: P5 do 10º.
Fotos / Fonte: Boletim de Ocorrência.