Cerca de 800 alunos das escolas estaduais de Porto Velho foram contemplados com palestras educativas que abordam o tema da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, através da Operação Hagnos, que iniciou no dia 1 de novembro e se estende até o próximo dia 29.
A nomeação de Hagnos (do grego) simboliza a pureza e inocência das crianças. A ação faz parte de um planejamento de Atuação Integrada realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no Brasil inteiro, com foco na prevenção e repressão contra os crimes praticados contra o público-alvo da campanha.
Em Rondônia, a Polícia Militar, através da Coordenadoria de Atividades Sociais (CAS) da Polícia Militar de Rondônia, está realizando visitas e palestras nas escolas públicas, justamente para reforçar a orientação e conscientização das crianças e adolescentes, principalmente no ambiente escolar.
Para enfatizar o conteúdo, as equipes também distribuem panfletos com informações relevantes e primordiais, que trazer uma espécie de manual a ser seguido em caso de o aluno ser vítima ou presenciar alguma situação de abuso ou violência em qualquer forma.
Várias equipes de policiais militares especializados ou familiarizados com a abordagem estão realizando as instruções em diversas cidades do estado, sempre em parcerias com as instituições de ensino e também os órgãos que atuam direta e indiretamente no combate aos crimes de violência contra o menor de idade.
Somente nesta semana, foram atendidas na capital as escolas Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Colégio Dom Pedro II (Bombeiro Militar), Colégio Tiradentes da Polícia Militar VII (CTPM VII) e Nossa Senhora do Amparo, nos períodos matutino e vespertino.
Além das palestras, a PMRO também atuará na repressão, dando cumprimento a mandados de prisão e intensificando o policiamento ostensivo e preventivo para minimizar os índices de casos ocorridos em Rondônia.
Fonte: Coordenadoria de Atividades Sociais da PMRO
Fotos: divulgação / Operação Hagnos
1 comentário em “Operação Hagnos: alunos da rede estadual são atendidos com palestras em Porto Velho”
Parabéns aos envolvidos nessa importante operação!👏🏻👏🏻👏🏻