Foi encerrado na manhã de hoje, 12, no 4º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, o 5º Curso de Cinotecnia, formando 26 novos cinotécnicos da PM, PC, PRF e BM que entre os dias 30 de setembro e 11 de novembro 2024 aprenderam a exercer o manejo e adestramento de cães, e a partir de hoje estão aptos a operarem com cães na atividade policial, utilizando os conhecimentos e treinamentos adquiridos, em todas as missões que lhes forem demandadas dentro de suas atribuições.
O fortalecimento do vínculo entre os policiais e seus cães, melhora o entrosamento durante as operações. O governo do Estado, por meio da Polícia Militar, ao investir em cursos de Cinotecnia, garante uma atuação mais eficiente e qualificada no combate ao crime, trazendo mais segurança à população. O governador coronel Marcos Rocha, destacou que os formandos irão reforçar suas atuações operacionais no combate ao tráfico de drogas e outros crimes.
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, o curso de Cinotecnia tem se mostrado um importante aliado para a Polícia Militar no combate ao crime, especialmente no enfrentamento ao tráfico de drogas. A capacitação permite que os policiais aprimorem suas habilidades no manejo de cães de trabalho, os quais são treinados para localizar substâncias ilícitas, armas e até pessoas desaparecidas. Esses cães possuem olfato apurado, capaz de detectar cheiros imperceptíveis ao ser humano, o que agiliza as operações e aumenta a precisão das apreensões.
O empenho, dedicação e o apoio dos familiares aos que participam de cursos na Polícia Militar é um fator fundamental para o sucesso no aprendizado, disse o coronel PM Carvalho, Comandante Regional de Policiamento III. Já o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel PM Baumann, (foto) parabenizou aos formandos e eu espero, disse ele, que no próximo curso, no 6º Curso de Cinotecnia, a referência seja um de vocês. Porque é possível. E foram treinados e formados para isso.
Com a utilização dos cães, as ações policiais ganham em segurança e eficácia, reduzindo o tempo necessário para revistar locais ou veículos suspeitos. Além disso, a presença dos animais exerce um papel dissuasivo, inibindo a ação de criminosos e reduzindo a possibilidade de confrontos. Em operações de patrulhamento, esses cães também contribuem para manter a ordem pública e garantir a proteção da comunidade.
Primeiros colocados no Curso
A 1ª colocada do 5º curso de cinotecnia 2024, foi a cabo BM Naira da Silva Leopoldo. 2º cabo PM Lilian Angelica Ramos Petry e o cabo BM Filipe Velozo Magnus, 3º colocado. O aluno 3º sargento PM Heverton Luiz Vidal Borsuk se destacou nas atividades operacionais do Curso e em reconhecimento ao seu esforço, empenho, tirocínio e dedicação foi homenageado.
Fotos sargento PM Fabiano e soldado PM José Thiago