Natal será melhor para mais de 500 famílias carentes em Porto Velho e comunidades ribeirinhas

DSC 1837

É no momento de dificuldade que precisamos mostrar o quão generoso o coração das pessoas. A afirmação é do gerente regional da Legião da Boa Vontade para o Norte e Centro Oeste, Mauro Rodrigues. É solidariedade declarada pelo gerente da LBV fez com que pelos menos 500 famílias recebessem cestas com alimentos básicos para o natal. A entrega foi feita na sede da Igreja Wesleyana na Avenida Sete de Setembro, onde 300 sextas foram entregues a famílias carentes dos bairros periféricos da capital.

DSC 1792As outras 200, segundo representantes da LBV, foram entregues à comunidades ribeirinhas, atingidas pela cheia histórica do Rio Madeira. Uma delas, a de Cujubim Grande, ficou sob a responsabilidade do Comando da Polícia Militar. Lá, representantes do comando entregaram 50 cestas à lideres comunitários que vão repassar à famílias carentes. Não foi possível fazer a entrega direta aos cadastrados pois a visita a Cujubim foi durante a semana, quando todos estão trabalhando e estudando.

A campanha Natal Permanente, como é denominada, em Rondônia é uma ação conjunta entre a Legião da Boa Vontade, Seas – Secretaria de Assistência Social –  e Polícia Militar. A primeira etapa da distribuição às famílias carentes foi na Igreja Wesleyana que cedeu gentilmente seu espaço para a ação. Durante o ato solene de entrega, as pessoas foram chegando dos mais variados locais, previamente cadastrados por líderes comunitários dos bairros. Só entrava quem já havia recebido a senha, uma forma de organizar bem a distribuição.

DSC 1939

Representando o governo, estiveram presente a Secretaria de Assistência Social do Estado Valdenice Santos, o chefe de gabinete do governador Confúcio Moura, Valdemar Albuquerque, e o coronel PM Santos, chefe do Centro de Comunicação da PMRO, além de Mauro Rodrigues, gerente regional da LBV, para o Norte e Centro Oeste. As cestas foram doadas mediante apresentação de levantamento feito pela Seas, que apurou a necessidade das famílias.

Em Cujubim Grande, o coronel PM Santos disse que “mais uma vez viemos aqui com espírito de solidariedade para entregar os alimentos às famílias carentes”. São pessoas que até hoje sofrem as consequências da cheia histórica do Rio Madeira ocorrida em 2013. O coronel entregou também um exemplar da revista que trata dos 40 anos da Polícia Militar. Na revista contém uma reportagem especial, realizada na localidade, no mês das crianças, quando mais de 500 brinquedos foram entregues. Na ocasião a Polícia Militar foi recebida com festa.

DSC 1898Valdemar Albuquerque esteve também em Cujubim. “Como bem disse o Paulo (Assessor de Imprensa da LBV), a instituição atende este ano a mais de 50 mil famílias que precisam”. Ele agradeceu a LBV e se colocou à disposição para outras jornadas de solidariedade, em nome do governo de Rondônia. DER Exercito Brasileiro e outras instituições também participaram da ação. Albuquerque lembrou o trabalho que é realizado pela Polícia Militar naquela localidade.

LBV classifica a campanha como: “Jesus: o Pão Nosso de cada dia!para famílias em situação de vulnerabilidade social em Porto Velho/RO”, ofereceu a elas um Natal mais digno e feliz. As cestas continham: arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, massa para bolo, gelatina, fubá, farinha de trigo, extrato de tomate e sal.
DSC 1958

Para Mauro Rodrigues, o objetivo da LBV é oferecer um Natal mais digno e feliz a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social, “a Legião da Boa Vontade promove a edição. A iniciativa arrecadou durante o ano mais de 900 toneladas de alimentos não perecíveis a serem entregues, em cestas. O  período da entrega é de 7 a 23 de dezembro. São 50 mil famílias atendidas pelos programas socio-educacionais da LBV em todo o Brasil. Em cada cidade a LBV recebe a adesão das autoridades e instituições não governamentais locais, concluiu.

REPORTGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SGT PM SÉRGIO e VALDIR ALVES