Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro de 2024, foi realizado em Porto Velho, o encerramento da Semana do Ensino e comemorado o Dia do Ensino na Polícia Militar de Rondônia. O Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia tem suas raízes na criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP. O seu primeiro diretor-geral foi o então 2º Tenente PM Walnir Ferro de Souza. Foram concedidas Medalha Mérito de Ensino e Diploma de Ensino.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, disse à imprensa que o Centro não apenas capacita os profissionais para atuarem de forma eficiente, mas também reforça o compromisso com a legalidade e com os princípios éticos. Destacou que o governador Marcos Rocha, além de militar, é um educador. Sua visão tem sido essencial para fortalecer o sistema de segurança pública em nosso Estado. Vemos um esforço contínuo para inovar e investir em uma formação que valorize tanto a técnica quanto o respeito às normas legais.
Com estratégias bem definidas e inteligência, nossos policiais recebem uma formação que transcende as práticas convencionais de segurança. Eles estão preparados para atender a sociedade de forma qualificada, respeitando os direitos dos cidadãos e garantindo a ordem de maneira responsável. Aos policiais militares que realizam o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, o coronel Braguin, destacou seus feitos “Eu menciono esses policiais com o qual eu tive contato profissional porque eu confio na capacidade profissional. Na ética e na entrega de trabalho que esses militares podem produzir para a Polícia Militar.
A determinação do governador do Estado, para atender toda a formação e aperfeiçoamentos previstos na Polícia Militar, tem um valor substancial que o executivo injeta dando condições e conhecimento para que além da elevação do seu nível hierárquico, a condição de vida salarial do policial e da família também melhorem, disse o Comandante de Ensino tenente-coronel PM Arivabene Coelho, Ele agradeceu ao governo do Estado investimentos de R$ 900.000,000 para reforma e manutenção das instalações no Unidade de Ensino.
Centro de Ensino
O Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia tem suas raízes fundadas na criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – o antigo CFAP. Em 8 de novembro de 1977, por meio do Decreto nº 872, foi instituído o embrião desta honrada Casa de Ensino, que teve como seu primeiro Diretor-Geral o então 2º Tenente PM Walnir Ferro de Souza, nascido em Rondônia e formado pela Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina, cujo objetivo era promover a formação e aperfeiçoamento das praças da recém-criada Polícia Militar de Rondônia.
Ao longo do tempo, esta importantíssima unidade foi deixando um grande legado para o fortalecimento da segurança pública deste belíssimo Estado. Em 1996, com o aumento do número de alunos e a necessidade de uma estrutura dedicada ao ensino de oficiais e praças, foi criada a Diretoria de Ensino (DE), encarregada de coordenar as atividades de ensino, preparo físico e instrução. Naquela época, a Diretoria funcionava no prédio onde hoje se encontra o Batalhão de Polícia de Trânsito, transferindo-se naquele mesmo ano para onde estão as instalações atuais. Por ser uma Unidade perene, vislumbrou-se que, além dos feitos já alcançados, muitos outros ainda estariam por vir, razão pela qual esta data se tornou um marco importante a ser sempre lembrado e comemorado no âmbito de nossa briosa instituição.
Sendo assim, por meio da Resolução nº 149, de 6 de novembro de 2002, foi instituído o “Dia do Ensino”. A mesma Resolução também estabeleceu a “Semana do Ensino Policial Militar”, a ser realizada anualmente entre os dias 2 e 7 de novembro. Ambas as celebrações reafirmam o papel essencial do Ensino no fortalecimento e na formação dos integrantes da Corporação, estreitando ainda mais o compromisso contínuo com a excelência educacional e o desenvolvimento profissional dos integrantes da corporação.
Em 2018, por meio do Decreto nº 22.971, a Diretoria de Ensino foi elevada à condição de Centro de Ensino (CE), em conformidade com a Lei de Organização Básica da Polícia Militar de Rondônia, que reestruturou o Centro com a criação da Escola de Formação de Oficiais, da Escola de Formação de Praças e da Escola de Aperfeiçoamento e Especialização. Assim, o Centro de Ensino se consolidou como o órgão responsável pela execução das atividades de ensino e instrução, compreendendo o planejamento, controle e escrituração, competindo-lhe prestar assessoramento à Coordenadoria de Ensino da PMRO, desenvolver diretrizes e políticas setoriais de ensino, dentre outras atribuições.
O Centro de Ensino desempenha um papel central na formação e capacitação dos Policiais Militares no Estado, sendo responsável pela formação de Praças e Oficiais, bem como pelo aperfeiçoamento e especialização dos integrantes da corporação e de outras instituições coirmãs. Por meio de uma formação completa, que abrange aspectos técnicos, éticos e jurídicos, garante uma atuação que se alinha aos princípios da legalidade, respeito aos direitos humanos e ao compromisso com a segurança da sociedade.
Os cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização oferecidos pelo CE contribuem diretamente para o desenvolvimento de competências operacionais e estratégicas indispensáveis à execução das atividades de segurança pública. Com uma abordagem integrada e multidisciplinar, esses cursos promovem o aprimoramento do conhecimento técnico, jurídico e operacional, fortalecendo a capacidade de resposta da Polícia Militar de Rondônia aos desafios contemporâneos.
O Centro de Ensino também promove atualizações constantes, habilitando os Policiais Militares a lidar com as complexidades das suas funções, proporcionando uma atuação mais segura e eficaz para a sociedade. Hoje, o Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia é um dos pilares de sustentação da instituição, guiado por valores como Lealdade, Integridade, Fidelidade e Honestidade. É assim que esta respeitada casa de ensino segue firme em sua missão de formar Policiais Militares capacitados para servir e proteger com excelência.
Portanto, esta solenidade representa o culto às nossas tradições e marca a importância dos processos de formação, especialização e aperfeiçoamento ao longo da carreira, enaltecendo o valor da educação no serviço policial. Sendo assim, que o “Dia do Ensino” possa reforçar nossa gratidão e respeito à missão do Centro de Ensino e a todos que fizeram e ainda fazem parte dessa trajetória de dedicação e compromisso.
Fotos solado PM José Thiago