Polícia Militar de Rondônia

Centro de Inteligência da Polícia Militar de Rondônia completa 42 anos

Para comemorar seus 42 anos de criação, o Centro de Inteligência da Polícia Militar de Rondônia, realizou hoje, 1, no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Velho, uma cerimônia com a entrega da Medalha Mérito da Inteligência. A atividade de Inteligência na PM de Rondônia, teve origem em 1° de novembro de 1982, com a criação da extinta 2ª Seção (PM-2), do Estado Maior Geral da Corporação. Em 2007, assumiu o status de Centro de Inteligência da Polícia Militar – CI com subordinação diretamente ao subcomandante geral da Corporação. Hoje o chefe da CI é o coronel PM Bruno Ranconi Bezerra.

Para o governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, que estruturou e deu melhores condições para que o trabalho de Inteligência na Polícia Militar de Rondônia fosse aperfeiçoando sua atuação, e tendo na tecnologia uma aliada contra o crime organizado, “a inteligência policial opera de maneira silenciosa, sendo importante para a segurança pública. Diferentemente das ações ostensivas, seu trabalho é discreto e focado em obter informações que levem à prevenção de crimes e à captura de criminosos”.

Essa vigilância exige paciência, precisão e alta capacidade analítica. Com o uso de tecnologias avançadas os policiais militares aumentam a eficiência de suas operações. O foco na prevenção e na coleta de provas permite uma resposta mais eficaz e direcionada, garantindo que os objetivos sejam cumpridos com o mínimo de exposição”, disse o coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia.

O chefe do Centro de Inteligência da PM de Rondônia coronel PM Bruno Ranconi, disse que é uma comemoração com objetivo de congratularmos e também de agraciar personalidades civis e militares com a medalha Mérito da Inteligência. Ele agradeceu a parceria com as demais forças de segurança no Estado e aos integrantes do CI, pela colaboração e execução das atividades de inteligência.

Atualmente o Centro de Inteligência tem em seus policiais militares, um trabalho pautado pela retidão moral e ética, e além do mais, são exemplos de grande abnegação, pois estes profissionais do silêncio trabalham diuturnamente para que a segurança pública se mantenha à frente da criminalidade, mitigando muitos ataques à nossa sociedade.

Na PM de Rondônia temos o Sistema de Inteligência da Polícia Militar – SIPOM constituído pelo Centro de Inteligência como órgão central. Tendo ainda, agências, núcleos, seções e colaboradores de inteligência no âmbito das diversas organizações policiais militares.

De acordo com o coronel PM Bruno Ranconi, a atividade de inteligência tem acompanhado a Corporação ao longo de sua história, assessorando o comando no processo de tomada de decisão por meio da produção e da difusão do conhecimento para o enfretamento da criminalidade, tarefa árdua, mas gratificante, porque resulta na manutenção da ordem pública e em maior segurança para a sociedade rondoniense.

Fotos: Soldado PM Thiago José 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *