O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31, na sala de reuniões do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) e contou com a participação da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), bem como representantes de empresas que fazem o transporte de cargas pela hidrovia do rio Madeira. A iniciativa visa fortalecer a segurança na região e promover um ambiente mais seguro para as operações fluviais.
O subcomandante- geral da Polícia Militar, coronel Glauber Souto, destacou que nos últimos meses ocorreram ações de roubo e furto de embarcações que transportam mercadorias pela hidrovia do rio Madeira, o que deixou um cenário de insegurança aos trabalhadores e empresários. “Diante da situação, a Polícia Militar através da Coordenadoria Regional de Policiamento (CRP I) realizou um estudo para implantar um policiamento especializado que visa fazer frente a essas quadrilhas. o rio Madeira se constitui em um dos principais modais de transporte da região Norte do Brasil, e essa prática delituosa não poderá frear o crescimento de Rondônia”, explicou.
Durante a reunião foi discutida a aquisição do cercamento eletrônico por videomonitoramento das estradas que dão acesso a calha do rio Madeira e a aquisição de uma base flutuante com possibilidade de empregar em média, 40 policiais, com apoio de voadeiras para realização do policiamento em toda extensão do rio Madeira.
Participaram do encontro o diretor do CIOP, tenente-coronel Miranda; a tenente da marinha do Brasil, Priscila Pereira; o representante da Fenavega, Willan Tadheu; CNN navegações, Gilberto Marciel; subcomandante-geral da PM, coronel Glauber Souto; CRP I, coronel Robinson Brancalhão; diretor da SOPH, Fernando Ramos; representante da Amazongás, Audrin Soares; representante da Fogás, José de Oliveira; Equador Energia, Olnei Barreto; Cargil, Enéias Klayton; Bertolini, Valdemar Magalhaes; Urepviantaq, Derivaldo Gomes; Amaggi, Valter Miranda, SOPH, Carlos Lopes e HErmasa, Romero Monteiro.