Companhia de Trânsito intensifica ações no trânsito em Porto Velho para prevenção de acidentes

CIA transito MAJOR DE LIMA

Durante o mês de dezembro, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito intensifica a fiscalização nas vias com maior fluxo e pontos comerciais. Avenidas Sete de Setembro, Carlos Gomes, José Amador dos Reis e Jatuarana são os principais alvos. “O fluxo de carros e motos aumenta durante o mês de dezembro, razão pela qual. Vamos intensificar as ações de fiscalização nessas vias para garantir um trânsito mais seguro e organizado”, afirmou o major De PM Lima, comandante da Cia de Trânsito. Porto Velho atualmente conta com uma frota de mais de 430 mil veículos circulando em 4.500 nas ruas.

As principais causas dos acidentes no trânsito são a falta de atenção, excesso de velocidade e embriaguez, revela o comandante. CIA transito POL. MOTOS“A distração dos motoristas no trânsito, ao atender o celular e manter uma conversa enquanto conduz o veículo, é um fator que vem provocando vários acidentes, como também o excesso de velocidade. Com o asfaltamento das vias urbanas, os veículos tendem a correr mais”.

A Operação Lei Seca é realizada segundo o subcomandante tenente da Companhia de Trânsito, Renato Sulfi, nos horários em que a operação Lei Seca é realizada, o número de acidentes de trânsito caiu 64% na Capital. “Em Rondônia a operação tem evitado muitas mortes. Trabalhamos com isonomia, e isso provoca segurança e confiança à população”, afirmou.

As blitz da Lei Seca ocorreram da 0h às 6h; e aos domingos das 16h às 22h. De quarta a sábado, a blitz é realizada nos locais de acesso aos bares, casas de shows ou lugares que eventualmente realizam grandes eventos. Agora ações serão ainda mais intensivas.

Segundo a Companhia de Trânsito, durante cada operação são realizadas, em média, oito prisões e 16 autuações. Em um ano, a companhia promove cerca de 220 operações da Lei Seca.

CIA de Trânsito RUAS“No procedimento da blitz de Lei Seca, que é um pouco diferente da fiscalização normal, o condutor é abordado e orientado quanto ao objetivo daquela operação. Em seguida, ele e convidado a desembarcar do veículo e realizar o teste do bafômetro”, disse Sulfi. Ele explica que o condutor pode realizar o teste ou se recusar. “Não é vantagem se recusar a fazer o teste, já que a própria recusa é uma infração de trânsito prevista na legislação”, adiantou.

O sucesso da operação Lei Seca em Rondônia é um exemplo seguido por Estados como o Rio de Janeiro, que neste ano enviou para Porto Velho oficiais da Companhia de Trânsito da cidade para conhecer a política de fiscalização e educação no trânsito que é desenvolvida na Capital de Rondônia.

Outra ação eficaz de fiscalização no trânsito, que a companhia vem desenvolvendo, é a Operação Cavalo de Aço, específica para abordar condutores de motocicletas. De acordo com dados da Companhia de Trânsito, 43% dos acidentes de trânsito nas vias urbanas têm o envolvimento de motos. De janeiro a outubro deste ano, mais de 32 mil condutores foram abordados durante as operações, dos quais 598 resultaram em prisões por infrações, sendo 251 prisões por embriaguez na direção.

CIA de Trânsito VIATURAPorto Velho hoje conta com um número de 200 mil motos circulando na cidade. Segundo o tenente Sulfi, o objetivo da Operação Cavalo de Aço é retirar das vias as motos irregulares e os condutores inabilitados evitando ao máximo os acidentes com motocicletas.

Visando ampliar a linha de ação, a Companhia de Trânsito desenvolve ainda o Projeto de Educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), com palestras de conscientização e legislação no trânsito nas faculdades e escolas de Ensino Fundamental e Médio, blitz educativas e ainda com a parceria do Tribunal de Justiça de Rondônia, promovendo palestras para pessoas condenadas em crimes de trânsito.

“Alinhando uma fiscalização eficiente à palestras e campanhas de educação no trânsito, estamos conseguindo reduzir o número de acidentes e vítimas nas vias urbanas, causados, na maioria das vezes por imprudência dos condutores”, destacou Sulfi. Trabalho semelhante foi realizado durante a Semana Nacional, relativo ao Dia Mundial do Trânsito com atividades educativas. A participação da capital de Rondônia na Semana Nacional do Trânsito contou com blitz educativas em ruas e avenidas da cidade. Eventos se concentraram em avenidas estratégicas como a Amazonas e Mamoré e demais.

CIA de Trânsito SHOPPINGSegundo o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Coronel Kisner, o trabalho com a blitz educativas, na semana do trânsito, de 18 a 25 de setembro, foi o ponto alto da campanha. O caráter pacificador de uma blitz educativa leva o condutor a se engajar na campanha por um trânsito melhor. Geralmente o motorista espera que, ao ser abordado pela Polícia de Trânsito, é para ser multado, quando for o caso. “Na Semana Nacional do Transito”, disse o coronel, o que importa é o trabalho de conscientização a ser realizado. (Foto exoisão no shopping – seman no Transito)

Outro ponto destacado pelo comandante foi a entrega das bandeiras brancas a todos aqueles que abordados numa blitz. Segundo o chefe de Comunicação Social da PM, coronel PM Santos, a bandeira branca por si só tem o significado de paz. Até hoje, três depois da semana do Transito, ainda é possível visualizar veículos com bandeiras brancas pela cidade. “Nossa intenção é que estes gestos simbólicos se materializem e se traduzam em um trânsito humanizado”, disse o Coronel Santos.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES E LUANA LOPES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO