Cabo PM Passos e s soldado PM Paixão do Batalhão de Polícia Ambiental.

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, cabo PM Passos e soldado PM Paixão, concluíram com êxito o 6º Curso de Policiamento Ambiental (CPA), realizado pela Polícia Militar do Mato Grosso, em Cuiabá. O curso, com duração de 69 dias, é um dos mais renomados na área de policiamento ambiental e visa capacitar os policiais para atuar de forma ainda mais eficiente na proteção do meio ambiente.

Ao longo do curso, os policiais passaram por uma série de disciplinas essenciais para o exercício de suas funções. Entre as principais matérias, destacaram-se: Legislação Aplicada à Fauna, Flora e Empreendimentos Potencialmente Poluidores, Patrulhamento Fluvial, Abordagem Policial Militar, Natação Utilitária, IMPO (Instrução de Manutenção Preventiva e Operacional), Noções de Patrulhamento Rural, Tiro Policial e Tiro Embarcado, Direção Operacional e Marc 1 (APH Tático) e Noções Básicas de Manutenção de Motores de Popa.

O curso, que iniciou com 31 policiais, contou com a dedicação de todos, mas apenas 25 conseguiram concluir o treinamento rigoroso, o que evidencia o alto nível de exigência e o preparo necessário para atuar no Policiamento Ambiental.

Capacitar policiais militares em cursos especializados, como o CPA, é fundamental para o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia. Esses treinamentos intensivos permitem que os policiais adquiram conhecimentos práticos e específicos, essenciais para o cumprimento de suas missões em campo, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin. Além disso, observou, participar de cursos em outros estados fortalece a troca de experiências e aprimora as técnicas utilizadas no combate aos crimes ambientais.

A parceria entre a Polícia Militar de Rondônia e a Polícia Militar do Mato Grosso é um exemplo claro de como a colaboração entre instituições militares pode gerar benefícios mútuos. Para o governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, ao promover a capacitação dos policiais em cursos como o CPA, as corporações reforçam seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a segurança pública, garantindo que seus efetivos estejam preparados para enfrentar os desafios impostos pela crescente demanda de fiscalização e preservação ambiental.

O governo do Estado, por meio do  Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia continua investindo na formação de seus policiais, reafirmando seu papel crucial na defesa do patrimônio natural do estado e ampliando sua expertise através da parceria com outras instituições militares.

6° Curso de Policiamento Ambiental realizado em Mato Grosso.
Formandos do 6° Curso de Policiamento Ambiental em Mato Grosso.
Instrução realizada durante o 6° Curso de Policiamento Ambiental em Mato Grosso.

1 comentário em “PMRO – Policiais Militares do Batalhão de Polícia Ambiental Concluem o 6º Curso de Policiamento Ambiental em Mato Grosso”