O primeiro sargento Lessa, chefe do Departamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), terceiro sargento Mayla, cabo Edmilson, Delegada Lucilene e a agente da Guarda Municipal de Ariquemes, Solange, participaram do Curso Nacional de Polícia Comunitária Aplicada – Nível Multiplicador, realizado em Cuiabá-MT. O curso foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso.
O curso, que nesta segunda edição de 2024 foi voltado para policiais militares, policiais civis e guardas municipais dos estados de Rondônia, Acre, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de formar multiplicadores da filosofia de polícia comunitária aplicada. Com uma carga horária de 80 horas-aula, o treinamento oferece atividades teóricas e práticas, visando desenvolver habilidades essenciais para implementar essa abordagem.
A proposta principal do curso é que os participantes elaborem projetos de polícia comunitária para serem aplicados em seus estados, com o apoio da Senasp, focando em soluções concretas e nos resultados obtidos em suas comunidades.