Corregedoria-Geral da PM de Rondônia 31 anos de Justiça e Disciplina

Com o lançamento do livro a Balança da Justiça e a Espada da Disciplina, entrega da medalha Justiça e Disciplina, foi realizada na manhã de hoje, 15, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, solenidade em comemoração aos 31 anos da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia. O corregedor-geral da PM, coronel PM José Carlos França, disse que  a PM  atendeu este ano, 163.319, ocorrências.  937 suspeitos portavam arma de fogo. Foram 14.667 prisões em flagrante delito. Destas, 76 realizaram denúncias contra a atuação policial, cerca de 80 por cento, foram arquivadas de pronto pela Corregedoria e encaminhadas ao Ministério Público, por não terem qualquer fundamento para iniciar uma investigação de fato. O chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel PM Luis Carlos  Gonçalves da Costa Garibaldi, representou o comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin que está participando de reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais.

Coronel PM Garibaldi, chefe do Estado Maior da PMRO

Para exemplificar a responsabilidade de cada membro da corporação, o coronel PM Garibaldi, disse que o soldado mais moderno da PMRO, mesmo ele, em algum momento, exerce alguma atividade de Comando, ele é responsável por alguma ação da Polícia Militar. “Então, comandantes que somos, não admitimos erros, nós não toleramos, principalmente quando um militar quer, deliberadamente, fazer algo errado. E tudo isso,  traduz nesses números baixíssimos de denúncias contra a atividade do policial militar”.

Os números de denúncias demonstram que temos dado o retorno que a sociedade precisa, que o poder público precisa e que inclusive cada um de nós precisa porque nós também somos cidadãos.

Em sua fala, o corregedor-geral da Polícia Militar, coronel PM França, observou que os números provam que “temos acertado,  a tropa é disciplinada e respeitadora dos direitos humanos.  Neste período de 1 de janeiro, a 14 de outubro, a PMRO atendeu 163.319, nestes 937 suspeitos portavamCoronel PM França, corregedor-geral da PMRO arma de fogo. Totalizam 14.667 prisões em flagrante delito. Destes, 76 realizaram denúncias contra a atuação policial, em sede audiência de custódia, porém, destas, quase 80 por cento, forma arquivadas de pronto pela corregedoria e encaminha ao Ministério Público, por não terem qualquer fundamento para iniciar uma investigação de fato”.

Coronel PM França, agradeceu aos policiais militares condecorados com a Medalha Mérito de Justiça e Disciplina, sejam da corregedoria ou das SJDs, “tenho a certeza, que  com suas posturas ou com seus serviços, contribuíram de forma significativa com a disciplina castrense, e são merecedores da comenda”.

Livro

Um exemplar do livro foi entregue ao desembargador Glodner Luiz Pauletto, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia

O tenente-coronel PM Tarciso Pereira da Silva Júnior, autor do livro “a Balança da Justiça e a Espada da Disciplina: Corregedoria-Geral da PMRO”, é chefe do Departamento de Polícia Judiciária Militar da Corregedoria – Geral da PMRO, doutor em educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, professor do departamento acadêmico de história da Universidade Federal de Rondônia. historiador, pesquisador e escritor. sendo também autor do livro institucional “A história dos heróis da terra de Rondon: a guarda territorial”.

Elogio

Na solenidade foi lido elogio em reconhecimento a efetiva contribuição à disciplina do 9º BPM, bem como, o apoio a Corregedoria-Geral, ao Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, coronel PM Pontes e os integrantes da seção de justiça  e disciplina  do 9º BPM; capitão Fabio Josemar Cabral de Lima; 1º sargento PM Evaldo Pereira Farias ; 1º sargento PM Wanderly Barros de Castro;  3º sargento PM Jaqueline Ferreira da Silva; 3º sargento PM Josiene Ferreira da Silva e cabo PM Cleidinara Rocha.

3º Sargento PM Lúcia, reconhecida como uma policial militar competente e dedicada.

Composição da mesa nos 31 anos da Corregedoria-Geral da PMRO

A história da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) remonta à criação da Assessoria de Justiça e Disciplina (AJD), instituída em 1988, como resposta às demandas jurídicas da época, em preparação para a nova Constituição Federal de 1988. A PMRO, que tem raízes na Guarda Territorial criada em 1944, são 80 anos sempre priorizando a disciplina e a justiça em suas fileiras, aspectos fundamentais desde a sua fundação.

A AJD inicialmente tinha o papel de controlar inquéritos e sindicâncias, garantindo que os direitos constitucionais fossem respeitados. No dia 8 de setembro de 1993, o Decreto nº 6.086 finalmente ativou a Corregedoria-Geral da Polícia Militar (CORREGEPOM), consolidando-se como órgão de supervisão e fiscalização das atividades policiais.

Ao longo desses 31 anos de trabalho ininterrupto, a Corregedoria-Geral se consolidou como um órgão fundamental para a manutenção da disciplina e da integridade institucional. A atuação de seus integrantes, em constante dedicação à interpretação e aplicação dos textos legais, contribuiu significativamente para o aprimoramento da qualidade do trabalho correcional. Esse esforço contínuo não apenas fortaleceu a credibilidade da organização perante o público interno, mas também reforçou a confiança da população em geral na atuação da Polícia Militar de Rondônia.

Fotos: cabo PM Edixon Herrera