POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA INICIA O V CURSO DE CINOTECNIA 2024

Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) deu início ao V Curso de Cinotecnia 2024, com uma solenidade de abertura realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cacoal. Iniciaram o curso 29 alunos inscritos, entre eles Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Penais e Policias Civis. O principal objetivo do Curso de Cinotecnia, é capacitar os participantes para o manejo e adestramento de cães, tornando-os aptos a atuar em diversas atividades com o auxílio dos animais.

A Solenidade reuniu autoridades de destaque, como o Coordenador Regional de Policiamento III, Coronel Diego Batista de Carvalho, e o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Railinson Baumann Lopes, além de outras lideranças militares e civis.

Durante o evento, o Tenente-Coronel PM Baumann deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância dos antigos cinotécnicos formados pela PMRO: “O Canil Central da PM, um dos principais da nossa corporação, mais uma vez cumpre sua missão de formar novos cinotécnicos assim como esses qua ja foram formados aqui no Canil Central”. E destacou: “Esses profissionais utilizarão o conhecimento adquirido para atuar em todas as regiões de Rondônia”.

O Coronel PM Carvalho também reforçou a relevância do treinamento, agradecendo a presença dos participantes. “Fizemos um grande esforço para oferecer este curso e capacitar ainda mais nossos policiais. E destacou: “Aproveitem a oportunidade e se dediquem para se tornarem excelentes cinotécnicos”.

Após a solenidade de abertura, a aula inaugural foi ministrada pelo Major PM Marcelo Eduardo Nicacio Chagas, que apresentou um panorama sobre “Emprego do Cão Policial na Tropa de Choque”. Além de enfatizar a importância da especialização dos adestradores para o aprimoramento da interação entre o homem e o animal, fundamental para as atividades de segurança.

Com uma duração de 45 dias, o curso será realizado no Canil Central da PM, na sede do 4º BPM em Cacoal. Ao longo de 300 horas de formação, distribuídas em aulas teóricas e práticas, os alunos terão contato com disciplinas como Teoria Canina, Técnica e Prática de Adestramento, Noções Técnicas de Faro, Psicologia Canina, Emprego PM do Cão, Noções de Veterinária Canina e Administração de Canis. As aulas ocorrerão de segunda-feira a sábado.

O V Curso de Cinotecnia se consolida como uma iniciativa fundamental da PMRO para fortalecer o uso de cães no policiamento, capacitando profissionais que atuarão em diversas operações de segurança em Rondônia.