PMRO 40 ANOS: Edição especial conta em revista um pouco da história

IMG 4556

As Unidades de Polícia Militar em todo o Estado iniciam a semana com o trabalho de distribuição dos exemplares da edição da revista comemorativa aos 40 anos da Polícia Militar de Rondônia completados no ultimo dia 26. Este ano a publicação recebeu tratamento especial por causa da data comemorativa e com inúmeras atividades festivas na ultima semana de novembro, até o lançamento oficial do impresso semana passada, no quartel do Comando Geral.

IMG 4558

A edição com mil exemplares tem como alvo o público interno da PM, ao ser distribuída nas unidades da corporação em todo o Estado. Algumas já iniciaram esse trabalho de distribuição, sexta-feira passada. Fora isso, autoridades civis e militares também ja receberam.  À representantes da Glomaron – Grande Loja Maçônica de Rondônia – o coronel Kisner fez entrega de um exemplar. O  solado PM Saraiva, responsável pela diagramação da revista também recebeu das mãos de Kisner, um exemplar. Em nome dele, o coronel saudou a todos que, nos últimos 90 dias, trabalharam pesquisa, texto e finalização da revista. O liderados pelo coronel Santos, chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar (CECOMS), e teve como coordenadores, o coronel Raulino, e o tenente PM Celestino. As primeiras páginas da revista foram reservadas às palavras do comandante geral, coronel Kisner, e o subcomandante geral, coronel Clairton.

IMG 4097O coronel Kisner fez questão de abordar em poucas palavras “a reorganização e regulamentação da Polícia Militar de Rondônia, no ano de 1977 que, junto com seu pessoal militar, passou a constituir a Polícia Militar do Estado de Rondônia, quando da sua criação”.

Já o subcomandante, coronel Clairton ressalta em seu texto de apresentação, que “nossa corporação se renova e isso é necessário nos tempos de hoje”. Segundo o coronel “misturamos a juventude com experiência, o vigor físico com a prática, mas sempre ouvindo aqueles que já passaram por tribulações”.

A Casa Militar da governadoria foi destacada na edição histórica, por cuidar da segurança do governador Confúcio Moura e o do seu vice, Daniel Pereira. A pasta tem como Secretário o tenente coronel PM Gualberto. A edição dos 40 anos da Polícia Militar fez uma síntese do que foi o ano de 2015, para todas as unidades da corporação: do Primeiro Batalhão em Porto Velho, ao Sétimo, na cidade de Ariquemes.

IMG 4528Outras unidades também foram destacadas: Complexo de Correição; Companhia Independente de Policiamento Ostensivo, em Jaru; Diretoria de Ensino; Colégio Tiradentes; Colégio Tiradentes II, no distrito de Jaci-Paraná; Proerd; Diretoria de Saúde; Companhia de Operações especiais, COE; Batalhão de Polícia Ambiental; Assistência Religiosa; Estado Maior; Assistência Social; Companhia Independente de Polícia de Guarda; Centro de comunicação Social. Todos estes departamentos terão uma ou mais página na edição histórica.

A história do Primeiro Batalhão foi destacada pelos editores com algo que se confunde com a história da própria Polícia Militar de Rondônia, por ser a unidade célula da corporação. O atual prédio onde funciona o batalhão, abrigou a extinta Guarda Territorial, que foi a primeira instituição criada pelo Território Federal do Guaporé e que, naquele momento era a Polícia.

O Segundo Batalhão tem história parecida com a do Primeiro, no sentido de extensão dos trabalhos. No início ficou para este, a responsabilidade pela segurança pública da então Vila de Rondônia.

REVISTA 23Localizado no sul do Estado, e divisa com o Mato Grosso, o Terceiro Batalhão, em Vilhena, é responsável pelo policiamento ostensivo em sete municípios e distritos da região sul. A terceira Companhia Ostensiva de Fronteira recebeu essa atribuição em 16 de julho de 2014.

Sobre o Quatro Batalhão, em Cacoal, a edição da revista destacou, dentre outras ações da PM,  o canil, inaugurado em 1988, quando o então Major PM José Cantídio Pinto trouxe de São Paulo, os primeiros quatros cães para serem aplicados na atividades do batalhão.

Além de contar com policiais que receberam da Câmara de Vereadores de Porto Velho, o título de Cidadão Honorário, o Quinto Batalhão vem cumprindo com a missão de servir uma das maiores comunidades de Porto Velho, por ter área de abrangência, a Zona Leste da capital.

O Sexto Batalhão da Polícia Militar de Rondônia se situado em Guajará-Mirim. Sua origem foi a Primeira Companhia PM Independente de Polícia Ostensiva.  Recebe a denominação histórica “Batalhão Mamoré”, sob o lema, sob o lema “O Guardião da fronteira”.A publicação traz ainda informações sobre o Sétimo Batalhão da Polícia Militar, que se localiza em Ariquemes, e atende a uma população superior a 250 mil habitantes. Além de Ariquemes, outros 12 municípios e distritos são atendidos pelo Sétimo Batalhão.

IMG 4554IMG 4533Segundo o comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Kisner, não é fácil produzir uma que reporta os 40 anos de uma instituição como a Polícia Militar. São as tantas realizações que seria impossível registrar tudo.  “Nessa edição histórica, o que foi possível é elaboração de uma síntese com ênfase no histórico de cada unidade, sendo que em alguns casos, foi abordado parte do histórico e ações do ano em curso (2015)”. É o caso o Colégio Tiradentes.

Foi um ano muito bom, tendo em vista que, depois de muitos anos com uma só unidade da escola no Estado, a corporação conta agora com a unidade 2 localizada no distrito de Jaci-Paraná. Isso graças ao empenho do govenador Confúcio Moura que trabalhou a parceria com a Santo Antônio Energia, “A região de Jaci se expandiu muito depois da construção da usina, para tanto, era extremamente importante um colégio desse nível  em Jaci”, disse Kisner. Outras informações estão contidas a edição especial da revista, que é produzida anualmente.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUBTENENTE PM DAVID