2º BPM Comemora 39 Anos com Solenidade e Homenagens

Na manhã desta terça-feira, 24, o 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), conhecido como Batalhão Tiradentes, celebrou seus 39 anos de fundação com uma formatura militar realizada em sua sede, em Ji-Paraná. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes do poder judiciário e veteranos.

Criado pelo decreto-lei nº 2.667 em 10 de maio de 1985, o 2º BPM foi instalado provisoriamente no bairro Urupá, sob o comando do então capitão PM João Marcos de Araújo Braga. Em setembro daquele ano, passou a operar em sua sede atual, no bairro Jardim Aurélio Bernardi. O batalhão, atualmente sob o comando do tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias, conta com 457 policiais distribuídos em três companhias que atuam em oito municípios e cinco distritos da região central de Rondônia.

Durante a solenidade, presidida pelo Comandante Regional de Policiamento II, coronel PM Clodomar José Rodrigues, foram outorgadas Medalhas de Mérito Batalhão Tiradentes a policiais militares e personalidades civis que se destacaram por suas contribuições ao 2º BPM. O tenente-coronel PM Elias destacou os resultados expressivos alcançados em 2024, como a apreensão de 74 armas de fogo, a prisão de 65 pessoas envolvidas com tráfico de drogas e a recaptura de 94 foragidos da justiça. No total, foram realizados 11.431 atendimentos à população.

“Neste aniversário, reitero que os números vão além de estatísticas; representam vidas protegidas e uma sociedade que confia na sua Polícia Militar. Parabéns a todo o efetivo do 2º BPM, cuja dedicação é inspiração para todos”, declarou o comandante do 2º BPM.

O coronel PM Rodrigues, ao se dirigir à tropa e aos convidados, lembrou da trajetória de superação do Batalhão ao longo dos anos e destacou as melhorias recentes nas condições de trabalho, citando o apoio do governo do estado e do Comandante-Geral da PM, coronel Braguin. “Hoje vivemos um novo tempo, com viaturas e armamentos de ponta, refletindo a evolução significativa da nossa polícia”, afirmou o coronel Rodrigues.

O evento reforçou o papel do 2º BPM na segurança da região central de Rondônia e sua importância histórica para o estado.