1º BPM completa 33 anos de criação em Rondônia

1BPM 152

1BPM 141

Unidade célula da Corporação, segundo o comandante geral, coronel PM Kisner, (d) não só por esse motivo, mas por ter abrigado em suas instalações  extinta Guarda – Territorial que foi a primeira instituição criada no Território Federal do Guaporé e conseqüentemente a responsável pela estrutura desenvolvimento e consolidação desta Unidade Federativa.  Uma Unidade bem estruturada desde sua criação, pois abrigou todas as modalidades de policiamento.

“Só estamos aqui hoje, porque afora a existência de armas, equipamentos, temos homens e mulheres com boa vontade e força positiva que fazem de tudo  para que a comunidade tenha um policiamento efetivo e de resposta rápida aos anseios da comunidade. Coronel PM  Kisner ainda agradeceu aos policiais militares da reserva remunerada que abrilhantaram com suas presenças os 33 anos do Batalhão.

Diploma

1BPM 143 1

Foram agraciados com o Diploma Amigo do Batalhão, o empresário Mário Português,  vereador cabo PM RR Anjos, Evandro Caetano  e  Marcos  Aurélio Cavalcanti Nobre.

Medalhas

1BPM 107

O Historiador e jornalista Anísio Gorayeb  foi agraciado com a Medalha Jubileu dos 40 anos da Polícia Militar.

67 policiais militares foram agraciados com a Medalha Jubileu dos 40 anos da Polícia Militar e 16 com a Medalha do Forte do Príncipe da Beira.

1BPM 70

Empresário Mário Português

Comandantes

Entre os ex-comandantes do 1º BPM, vários foram os destinos de cada um: promoção, reserva falecimento. Todos foram do quadro de Oficiais da PMRO e contribuíram com a brilhante trajetória da Unidade-Célula da Polícia Militar. O Primeiro Comandante foi o Major PM João Maria Sobral de Carvalho, elo período de 19 de janeiro de 1983 a 23 de janeiro de 1984 e conseqüente houveram 25 comandantes; e o Tenente coronel PM Antônio Matias de Alcântara é o atual comandante da Unidade.

Grupos especiais

Visando combater o crime de forma mais efetiva, o Batalhão Rondon conta com dois grupamentos especiais: a Força Tática e a Rocam.

A Força Tática é um grupo altamente treinado que visa reprimir e combater o crime na área jurisdicionada ao 1º BPM. É formada à partir do trinômio: pessoal, equipamento e treinamento. O patrulhamento Tático móvel se apresenta como uma ferramenta essencial entre as alternativas de emprego policial.

A Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foi reativada em 30 de Outubro de 2015 pelo atual comandante da Unidade, TC Alcântara, com a finalidade ir ocorrências que ocorrem com freqüência como furtos e roubos.

Projetos Sociais

Dentre eles, o Batalhão Rondon conta com o  Projeto “Sou Mais que Vencedor”, com o objetivo de levar cidadania e inclusão social a crianças e adolescentes da zona sul da capital, região com alto índice de criminalidade. O Projeto incentiva crianças e adolescentes à pratica esportiva, e com didática e disciplina aprendem sobre cidadania e responsabilidade social.

Atualmente são atendidas 240 crianças, sendo 80 no futsal, 80 no jiu-jítsu e 80 no muay-tay. As verbas para o Projeto são oriundas da VEPEMA- Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, tendo a frente o juiz Sérgio Wiliam. O comandante da Unidade, Tenente-Coronel Alcântara apóia integralmente o Projeto.

haroldneyprojeto

Segundo ele, este trabalho faz parte da filosofia de Polícia Comunitária, que promove o desenvolvimento da confiança mútua, a participação e o envolvimento da comunidade em favor do resgate da cidadania e diminuindo o índice de criminalidade.

Foto soldado PM Edleusa Araújo
Jornalista Lenilson Guedes