PMRO realiza reunião para reforçar uso de tecnologia nas operações e detalha planejamento para Operação Eleições 2024

Coronel PM Cavalcante, Coordenador de Planejamento Operacional

Na manhã do dia 12 de setembro de 2024, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Policiamento Operacional (CPO), promoveu uma importante reunião com todos os gestores operacionais da corporação. O encontro contou com a presença dos Comandantes Regionais de Policiamento da capital e interior, do Comandante de Policiamento Especializado e das unidades operacionais subordinadas a esses comandos.

Durante a reunião, o Coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Cavalcante, destacou a importância de todas as unidades operacionais manterem o uso constante das tecnologias disponibilizadas pela corporação desde 2019. Foram identificadas algumas incongruências no uso dessas ferramentas, e as unidades foram orientadas a realizar os procedimentos de forma correta.

O comandante-geral da PMRO, coronel Regis Braguin, reafirmou seu compromisso com o incentivo ao uso de tecnologia durante seu comando. Ele destacou que o emprego dessas ferramentas é essencial para promover a ordem pública e a segurança de todos os cidadãos rondonienses.

O tenente-coronel Douglas Marink de Miranda, atual Diretor de Tecnologia da PMRO, explicou em detalhes o funcionamento da ferramenta de programação operacional. Ele ressaltou como todo o planejamento de emprego operacional da tropa pode ser realizado de maneira tecnológica, permitindo a extração de dados automatizados diretamente do sistema, sem problemas técnicos.

Além disso, foi abordada a preparação para a Operação Eleições Municipais 2024, a maior operação contingencial do ano em termos de efetivo empregado. Foram detalhados os aspectos do planejamento junto aos gestores, com o objetivo de garantir que, ao seguir as regras estabelecidas, os dados sejam automatizados e obtidos em tempo real. Isso facilitará tanto o processo decisório quanto as análises de resultados durante a eleição, prevista para o próximo dia 6 de outubro.