PMRO 40 anos: Bandas Militares se unem para concerto no Porto Velho Shopping

CONCERTO PRINCIPAL

A junção da Banda de Música da Polícia Militar com a Banda de Música da Base Aérea de Porto Velho resultou em grande concerto apresentado no Porto Velho Shopping nos dois últimos dias da semana de festividades em comemoração aos 40 anos da Polícia Militar. O primeiro dia de concerto foi apresentado no dia 28 de novembro na praça de alimentação 02 do shopping. O segundo, no estande onde a Polícia Militar, durante uma semana expôs equipamentos, viaturas, armamentos e todos os aparatos utilizados na segurança pública, preventiva e ostensiva.

CONCERTO KISNERNos dois dias, a apresentação contou com a presença de grande público. A abertura com a Banda de Música executando a canção The Final Countdown–Europe. As demais cançoes eram anunciadas por um apresentador radialista que falava um pouco sobre a história da música, o ano em que fez sucesso e quem foi o seu autor/compositor. Grandes clássicos como, My Way lançada pela primeira vez pelo autor, Claude François, em 1967, na França e em 1968, e em inglês por Frank Sinatra, com adaptação de por Paul Anka,  que transformou em um de seus maiores clássicos. A música, uma das mais populares e mais gravadas da história, foi executada sob a regência do Subtenente PM Dantas.

Segundo o coronel Kisner, comandante da Polícia Militar, a exposição é uma maneira de mostrar aos visitantes, parte de como é desenvolvido o trabalho da Polícia Militar no sentido de garantir a segurança para população. Cada estande contou com um ou mais policiais, que faziam demonstrações dos equipamentos e contava um pouco da historia da unidade. Em relação ao concerto, o comandante da PM disse ser muito importante a harmonia entre as forças de segurança, o que tem se estabelecido sob todos os aspectos. A união das bandas de músicas nessas datas, por exemplo, não deixa de ser parte da harmonia. O coronel agradeceu a participação da Base Aérea nas atividades de comemoração dos 40 anos da Polícia Militar.

CONCERTO DANTASCONCERTO.2“Para o público, o diferencial é que, geralmente em eventos formais, as bandas militares tocam os hinos Nacional e do Estado”, disse o subtenente Dantas. Ele ressaltou, entretanto, a grande banda de música formada pela duas instituições militares, para tocar todos os tipos de música. Daí o fato de músicos militares da Base Aérea e policiais da PM se unirem para a apresentação de um concerto que muitas vezes pega o público de surpresa, ao apresentar os mais diversos temas, desde os clássicos até os mais populares, disse o regente (foto acima à esquerda).

Dentre várias canções, espaço para a cultura amazônida. O suboficial Oswaldo da Base Aérea de Porto Velho apresentou ao público um pouco do que significa o Boi Bumbá, ao reger o Festival Folclórico de Parintins, festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O festival é apresentado a céu aberto com a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.  O arranjo é de Marcus Almeida.

CONCERTO OSVALDOCONCERTO PÚBLICO.3“O evento foi muito bom. Reuniu muitas pessoas”, disse o suboficial e regente Osvaldo (foto à esquerda). Ele informou que durante o ano, a banda atende ao público interno, que é a Base de Porto Velho, e o público externo. “Isso faz com que a população conheça a importância do trabalho da Base”. “Para nós é sempre uma satisfação tocar com os músicos da Polícia Militar e colaborar com as comemorações dos 40 anos da corporação”, ressaltou o suboficial

Um dos pontos mais autos do concerto se deu quando a banda apresentou o Pot-pourri, Michael Jackson Collection, com grandes hitz do cantor Michael Jackson. Os Músicos, sob a regência do primeiro sargento Fraga BA/PV demonstraram um show de variedades nusical pelo ecletismo do Pop-Star.

Michael Jackson começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze, como vocalista dos Jackson Five, reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop. O Pot-pourri apresentou músicas que marcaram a trajetória do cantor.

“Trata-se de uma interação frutífera. Tem sido uma tradição tocarmos juntos”, disse regente Fraga, primeiro sargento da Base CONCERTO FRAGACONCERTO.3Aérea (Foto à esquerda). “Além do que, somos amigos e temos uma convivência independente do ambiente musical”.  Para o regente, a música tem uma linguagem universal com a finalidade de unir povos.

Outras canções compuseram o repertório do concerto: “Deixa a vida me levar”, sucesso de Zeca Pagodinho, um dos grandes ícones do samba. “Do seu lado” sucesso da Banda Jota Quest, com arranjo de Ademir Júnior, da Banda mineira. “Samba do avião”, música do movimento Bossa Nova, com Tom Jobim, considerado o maior expoente de todos os tempos DA mpb. A música “Além do Horizonte”, de Roberto e Erasmo Carlos, foi outra canção apresentada no concerto.

CONCERTO FINAL“Chega de Saudade”. A canção também executada pela banda. A composição foi considerada o marco inicial da bossa nova, sendo gravada pela primeira vez em 1958 pela cantora Elizeth Cardoso (a divina). O long-play “Canção do amor demais”, que entre outras, continha o samba de tom Jobim e Vinícius de Moraes, na qual João Gilberto tocava violão com uma batida diferente, confirmou à ”levada” da Bossa Nova.

Os regentes, suboficial Oswaldo da Base Aérea e o subtenente Dantas da Polícia Militar, se revezaram nas apresentações, com exceção Pot-pourri, “Michael Jackson Collection”, que teve como regente o primeiro sargento Fraga da BA/PV, que com seu jeito despojado, levantou o público.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO
              SOLDADO PM SIMPLÍCIO

Veja mais fotos sobre a expoosição da Policia Militar no Porot Velho Shopping e o concerto realizado pela Banda da PM e Base Aérea_PVH