Operação Temporã – Polícia Militar em apoio ao Ministério Público de Rondônia, (MPRO) e demais órgãos aumenta efetivo para combater incêndio no PEGM

Com o objetivo de intensificar o combate ao incêndio florestal que há mais de um mês consome a área do Parque Estadual de Guajará-Mirim e suas imediações, bem como buscar elementos para atribuir reponsabilidade criminal aos responsáveis pelo crime ambiental, que assola não só a região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, mas também Porto Velho e outras cidades rondonienses impactadas com a fumaça tóxica, foi deflagrada hoje, 1, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, (GAEMA), a Operação Temporã.

Integram a Operação agentes do Ibama; Polícia Federal; Polícia Militar; Polícia Militar Ambiental; Comando de Fronteira do Exército; Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Polícia Civil; Corpo de bombeiros Militar e Politec, contando com grande aparato logístico e mais de 200 agentes.

Hoje, 1, o Comandante-Geral da PM, determinou o aumento de policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental, 6º Batalhão, em Guajará-Mirim, e uma equipe da Comunicação Social da Polícia Militar. Segundo ele, o objetivo é dar apoio e segurança a toda equipe que trabalha na região e realizar pontos de bloqueio na área para impedir que criminosos levem ao parque material de combustão que está sendo utilizado para o cometimento do crime ambiental.

O nome “Temporã” refere-se, segundo os dicionários, àquilo que vem antes do tempo considerado normal, precoce, prematuro, ou seja, antes da chamada estação das chuvas.

Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Gerência de Comunicação Integrada do Ministério Público de Rondônia