General faz visita de orientação técnica a PMRO e conhece estrutura e operacionalidade da corporação

O subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Glauber Souto, apresentou ao general-de-brigada,  Diogenes de Souza Gomes comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva,  em Visita de Orientação Técnica – VOT, na manhã de hoje, 7 de agosto de 2024, no gabinete do subcomandante-geral, no Quartel do Comando-Geral, em Porto Velho, uma visão abrangente sobre a estrutura e capacidade operativa da PMRO durante a Visita de Orientação Técnica – VOT. Na apresentação, foram destacados os diversos aspectos que compõem a atuação da polícia no Estado, incluindo  armamentos disponíveis, as inovações tecnológicas implementadas e a abrangência da presença da corporação em Rondônia.

General-de-brigada, Diogenes de Souza Gomes foi recebido pelo subcomandante-geral da PMRO coronel PM Glauber Souto

Coronel Glauber enfatizou a importância do investimento contínuo em tecnologia para aprimorar a eficiência das operações policiais. Entre as ferramentas apresentadas, destacam-se sistemas avançados de monitoramento e comunicação que têm permitido uma resposta mais rápida e coordenada às ocorrências.

A apresentação também abordou a distribuição estratégica das unidades da PMRO, garantindo que mesmo as áreas mais remotas do Estado contam com cobertura policial. Isso é fundamental para assegurar a segurança e tranquilidade da população de Rondônia.

Outro ponto destacado foi a capacitação contínua dos policiais militares, visando mantê-los preparados para enfrentar desafios variados no combate à criminalidade. O coronel PM Glauber Souto destacou ainda a importância da parceria com outras forças de segurança para o fortalecimento da segurança pública em Rondônia.

Ao final da visita, o general-de-brigada, Diogenes de Souza Gomes elogiou o trabalho da PMRO, ressaltando a dedicação e profissionalismo da Corporação. Ele reafirmou o compromisso de apoio às iniciativas da Polícia Militar, reconhecendo o papel  que desempenha na manutenção da ordem e segurança em Rondônia. A visita reforçou os laços institucionais e estabeleceu diretrizes para futuras colaborações entre as entidades.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, se encontra em Brasília, participando da XVIII Jornada Lei Maria da Penha de 6 a 9 de agosto de 2024. A IGPM  criada em 1967 é um órgão do Exército Brasileiro cujo objetivo é coordenar e conduzir, de acordo com a legislação vigente, ações de controle sobre as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares.

O general-de-brigada Diogenes foi agraciado com a Moeda Institucional da Polícia Militar de Rondônia. Ele agradeceu a recepção, parabenizou pela apresentação da Polícia Militar e fortaleceu os laços institucionais das Corporações. A comitiva fez visita ao Batalhão de Operações Especiais – Bope.

Fotos: Cabo PM Edixon Herrera

Texto: Jornalista Lenilson Guedes