A Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, está conduzindo a Operação Shamar que acontence durante todo os mês de agosto. Esta é uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ) e tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de enfrentar o feminicídio. A operação busca intensificar as ações de proteção, prevenção e repressão a esses crimes, promovendo maior segurança e suporte às vítimas.
O objetivo principal da operação é criar um ambiente mais seguro para as mulheres, oferecendo-lhes proteção e apoio, bem como reforçar as penalidades para os agressores. “A colaboração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil é essencial para o sucesso dessa missão, pois permite uma abordagem mais integrada e eficaz no combate a esses crimes”, explicou O coordenador adjunto de Atividades Socias da Polícia Militar (CAS), major Paulo.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Regis Braguin, disse que com a implementação da Operação Shamar, espera-se uma redução significativa nos índices de violência contra a mulher e um fortalecimento da rede de proteção e apoio às vítimas. “As polícias militar e civil reafirmam seu compromisso com a segurança e o bem-estar de toda a população, especialmente das mulheres que enfrentam situações de violência”, explicou.
A Operação Shamar também prevê ações educativas e preventivas, visando conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência doméstica e feminicídio.
Para mais informações sobre a Operação Shamar e como colaborar, a população pode entrar em contato com as delegacias especializadas ou acessar os canais de denúncia disponíveis:3221 7828 ou 98485 9602.