O Seminário tem por objetivo sensibilizar e estimular reflexões sobre a relação saúde e trabalho, uma vez que a saúde do trabalhador deve ser considerada como uma questão prioritária no contexto das Organizações de Segurança Pública. Na abertura a enfermeira Ana Flora Camargo Gerhardt, gerente do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia, em sua palestra abortou o tema Política de Saúde do Trabalhador.
O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antonio Carlos dos Reis, destacou o apoio do governador em valorizar a saúde do trabalhador do Estado, em especial, a área de Segurança Pública onde estão contemplados os policiais militares. O Seminário, disse ele, vem fortalecer as políticas de saúde quando se obtém mais conhecimentos dentro de um debate amplo de tudo que está acontecendo na área. Estamos trabalhando em vários eixos na Sesdec para melhorar ainda mais a qualidade de vida aos professionais da Segurança Pública.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Nilton Kisner, iniciativas como esta são louváveis, pois nas discussões se tira novas ideias para uma atenção melhor a saúde dos policiais militares. “Precisamos de novas ideias, tanto no campo da saúde quanto no operacional”. O coronel PM disse ainda que o momento é de agradecimento a todos que fazem a Polícia Militar de Rondônia, haja vista esta que é a semana de comemoração dos 40 anos da Instituição.
Parabenizou aos que foram homenageados “se chegamos até aqui, foi graças aos trabalhos realizados pelos que hoje estão recebendo esse reconhecimento por parte da Diretoria de Saúde”. Sendo protetores da sociedade, o coronel chamou a atenção dos policiais militares quanto as suas avaliações periódicas, para estarem bem com a saúde e assim atender da melhor forma possível a toda sociedade.
Vídeo
Na abertura do evento foi lançado o vídeo institucional dos 40 anos da Polícia Militar. A ele, o coronel PM Kisner disse que se buscou mostrar o dia a dia da Corporação. As pressões para o atendimento de ocorrências, estresse, e a ação determinada de cada policial militar em seus mais diversos tipos de policiamento. “Referimos-nos ao passado, construndos o presente com a garantia de uma melhor política de saúde para o futuro”, finalizou.
A diretora de saúde da Polícia Militar coronel PM dentista Ana Julia, lembrou que nos últimos quatro anos se decidiu elaborar uma política de saúde voltada para promoção de saúde e qualidade de vida, cujas ações começaram a ser executadas nas OPMs da capital e interior com o programa de saúde preventiva. O programa já realizou cerca de 12 mil doses de vacinas, 18 mil testes rápidos, 1.400 avaliações médicas, 1.500 coletas para análises laboratoriais e 700 aferições de pressão arterial.
Ela destacou ainda entre grandes avanços obtidos, o serviço de oficial de dia, que tem o objetivo de acompanhar o policial em ocorrências de saúde, principalmente em hospitais, intervindo quando possível em processos que podem lhe assegurar mais conforto, e liberando seu comandante imediato para sua atividade fim. Outro ponto importante, segundo ela, foi as parcerias com outras iniciativas voluntárias, inclusive os AA.
Homenagens
Os ex-diretores da Diretoria de Saúde da PM, foram homenageados com uma placa de reconhecimento. Coronel PM Roberto Luiz das Dores, a coronel PM Dentista Selene Maria Coelho Higashi, coronel PM Médico Sergio da Costa Moraes, coronel PM José Alcir Ribeiro de Barros, coronel PM Bioquimico Luiz Ossamu Ishida, José Celestino Afonso Pimentel, coronel PM Sérgio da Costa Moraes e o 1º tenente PM Médico Ovídio Rodrigues Tuncunduva Neto.
Fotos soldado PM Simplicio
Jornalista Lenilson Guedes