A Polícia Militar de Rondônia realiza o II Curso de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO)

A Polícia Militar de Rondônia realizou na manhã desta segunda-feira (29/07), no auditório do Ministério Público (MPRO) a abertura da aula inaugural do II Curso de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO).

O II Curso de Patrulhamento Tático Móvel (CPAMO/2024), terá a participação de oficiais e praças da PMRO e coirmãs, com 55 alunos. O curso é voltado para à formação de profissionais de segurança pública, preparados para o atendimento de maneira segura e eficiente de ocorrências de maior periculosidade e mais violenta.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Regis Braguin, destacou a importância do curso para o enfrentamento à criminalidade. “Meus parabéns a todos que se disponibilizaram em participar desse curso, sabemos que para tudo há um renúncia, e assim, é a vida do policial, que muita das vezes abre mão do convívio familiar em prol da sociedade, essa é a nossa missão. Os senhores estão sendo formados para combater com mão firme a criminalidade. Não hesitem em abater aquele que infringir a Lei e pôr em riscos a suas vidas e do cidadão de bem”, disse Braguin.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Felipe Vital, em seu discurso encorajou a todos os alunos a finalizarem o curso, destacando que a mente é quem comanda o corpo. “ Vivamos um dia de cada vez, não sofram por antecedência, pois todos são capazes de concluir o curso. O senhores irão adquirir muito conhecimento com instrutores habilitados e com muita experiência, e quem ganha, é a sociedade. O governador tem investido muito em material e humano, isso não colheremos hoje, mas no amanhã”. Destacou Vital.

O curso será realizado em Porto Velho, na sede do Batalhão de Choque da PMRO, com duração de 585 horas de curso, sendo 100 horas de atividades complementares. As disciplinas ministradas são: Gerenciamento Integrado de Crises e Desastres, Técnicas e Táticas Policiais Militares, Patrulha Policiais em Ambientes Urbano, Instrumentos de Menos Potencial Ofensivo, Identificação Veicular, Operações com Cães, Operação de Choque, Policiamento de Fronteira, Condução Veicular de Emergência, Operações Aéreas, Controle de Pânico, Patrulhamento em Ambiente Rural, Estágio Operacional Supervisionado.

O curso terá além de praças e oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia, a participação de Agentes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Penal, Praças do Exército Brasileiro e Policiais Militares da PM do Acre.