Diretoria de Informática da PMRO Revoluciona a Gestão de Diárias com Automação e Eficiência Tecnológica

A Diretoria de Informática, em parceria com a Diretoria de Orçamentos e Finanças (DOF), apresentou na manhã de hoje, 25, ao subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel PM Glauber Souto, uma grande evolução tecnológica na automação dos procedimentos de pagamento de diárias. A nova funcionalidade não só agiliza o processo, realizando em menos de dois minutos tarefas que antes demoravam mais de trinta, como também garante uma precisão inédita, eliminando as falhas humanas e replicando dados de maneira fidedigna.

A inovação, inspirada nos princípios do Sistema Toyota de Produção, enfatiza a eliminação do desperdício e a maximização da eficiência através dos pilares “just-in-time” e autonomação. A automação busca informações diretamente da base de dados, simulando ações de usuário para interpretar dados e efetuar pagamentos no sistema financeiro do governo do estado de Rondônia – SIGEF, apesar da automação, o fluxo de funcionalidades garante que o lançamento dos dados esteja sempre vinculado a um usuário previamente autorizado a usar este sistema, um avanço que marca um novo patamar de precisão e eficiência operacional na PMRO.

Coronel PM Glauber Souto, subcomandante-geral da PMRO

Durante a apresentação, foi também discutida a nova funcionalidade que contempla a Diária Especial do Reforço do Serviço (DERSO). Atualmente em fase BETA no 3º BPM em Vilhena, e com resultados promissores, a funcionalidade está prestes a ser expandida para os batalhões da capital. O módulo DERSO otimiza a gestão orçamentária e operacional da corporação, automatizando todo o fluxo de trabalho desde a coleta de dados dos militares voluntários até a geração de relatórios de serviço, tudo integrado ao SISEG – sistema de emergência em segurança pública da PMRO.

O módulo DERSO, por ser desenvolvido dentro do Sistema de Gestão Administrativa (SIGA), é capaz de analisar automaticamente dados dos diversos setores da corporação, como afastamentos, condições de saúde, localidades de lotação e posto/graduação dos militares participantes no serviço. Estes dados são essenciais para a seleção do efetivo de voluntários aptos para o serviço operacional e para os cálculos automatizados de valores da DERSO.

Evolução do Sistema Interno de Diárias

Além dos avanços com a Diária Especial do Reforço do Serviço (DERSO), foi discutida a significativa evolução do sistema interno de diárias, atualmente em desenvolvimento, que promete transformar a maneira como os pedidos são processados. O novo sistema visa tornar os pedidos mais dinâmicos e céleres, guiando os usuários através de uma série de questões objetivas fundamentadas na legislação. Este processo inovador calculará automaticamente o valor de cada diária com base nos parâmetros legais, eliminando a necessidade de cálculos manuais e conferências humanas, o que reduz significativamente a margem de erro e aumenta a eficiência operacional.

Desenvolvido no âmbito do Sistema de Gestão Administrativa (SIGA), este módulo em evolução não apenas automatizará os cálculos, mas também reconhecerá e aplicará os parâmetros legais pertinentes, utilizando dados dos tomadores de diárias. Esta integração assegurará que cada solicitação de diária seja processada conforme estritamente requerido por lei, garantindo transparência e conformidade em todas as etapas do processo, facilitando análises de controle interno realizadas de modo manual.

Impacto e Perspectivas Futuras

Segundo o Coronel Glauber Souto, Subcomandante Geral da PMRO, “Esta inovação não só eleva o padrão de eficiência na gestão de diárias, mas também serve como um catalisador para mais melhorias na forma como operamos diariamente. É um passo gigantesco em direção à modernização total de nossos sistemas administrativos e operacionais. Permitindo que a gestão corporativa promova adequado planejamento orçamentário, à luz das análises de dados produzidos pelo sistema”. Com estas mudanças, espera-se não apenas uma redução significativa nos tempos de processamento e nos erros associados, mas também um aumento na transparência e na accountability em toda a corporação.

A Polícia Militara de Rondônia    continua na vanguarda da tecnologia, promovendo a integração de soluções que garantem a segurança pública do cidadão rondoniense e o bem-estar dos integrantes da própria Polícia Militar.