A tradicional cavalgada de abertura da Expoari é um evento cultural do município de Ariquemes, prestigiada por moradores locais e por visitantes de todo o Estado. A Polícia Militar, por meio do 7º Batalhão (7º BPM), realizou um planejamento estratégico que reforçou o policiamento durante este período festivo. Nesta operação foram empregados mais de 80 policiais militares do 7º BPM, que também contou com o apoio de policiais do BPA, do 2º BPM e do 8º BPM.
O planejamento foi definido durante três períodos: a pré-cavalgada, a cavalgada e o pós-cavalgada. O evento da Cavalgada foi realizado na manhã de sábado, 20, porém a Polícia Militar iniciou o reforço do policiamento na tarde de sexta-feira, 19, período em que parte dos espectadores se reúnem na avenida Tancredo Neves, visando garantir um bom local para prestigiar o evento, tendo em vista que esta via é realizada a maior parte do trajeto. A Operação da Cavalgada foi finalizada na noite de sábado.
Durante a pré-cavalgada a Polícia Militar conduziu dois adolescentes suspeitos de tráfico de drogas e apreendeu entorpecente semelhante a cocaína, também conduziu uma pessoa suspeita de adulteração da placa de carretinha de som. E na cavalgada foram registradas uma ocorrência de desacato e uma de roubo. Já na pós-cavalgada uma abordagem resultou em um cumprimento de um mandado de prisão e a prisão de um casal suspeito de usar um dispositivo eletrônico “Chapolim” para fazer furto, os objetos furtados em veículos foram recuperados.
Durante todos os períodos de policiamento não houve registro de nenhuma ação que pudesse prejudicar o evento. A PM, ainda, registrou diversas ocorrências de trânsito e autos de infração de trânsito. Para o Comando do 7º BPM, a ação da Polícia Militar foi realizada dentro do planejado e contribuiu para que os participantes e espectadores se divertissem de forma segura e tranquila.
Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos
Fonte e foto: Boletim de ocorrência