Bandeira do Brasil é reverenciada em todos os Quartéis da PM no Estado

IMG 4434

Dia 19 de novembro 1889 marca a data de criação da bandeira do Brasil. Conforme revelam os historiadores, a autoria da nossa bandeira é de Raimundo Teixeira Mendes. O projeto é de 19 de Novembro de 1889, data que foi transformada no Dia da Bandeira. O azul e o branco lembram o Brasil na época que ainda era colônia, e as estrelas, o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de Novembro de 1889 (Dia da Proclamação da República). O lema “Ordem e Progresso” foi inspirado na obra de Augusto Comte, filósofo positivista francês. Para o verde e amarelo existem várias justificativas, como a de que o verde é a natureza brasileira e o amarelo, as riquezas.

IMG 4432

Polícia Militar do Estado de Rondônia, Servindo e Protegendo ao Estado e a todos os cidadãos brasileiros que por aqui passam. Defende também com honra e o sacrifício da própria vida, assim como fizeram nossos heróis da Guarda Territorial, o símbolo nacional que hora está sendo homenageado, a Bandeira do Brasil.

Atualmente a Polícia Militar fraterna e incansável, inspira-se na criação deste símbolo e presta irrestrito apoio às comunidades em seus programas sociais, e a filosofia de Polícia comunitária.

IMG 4445

Por esse expressivo Símbolo Nacional, homens e mulheres, fardados ou não, com distintos credos religiosos e diferentes etnias, manifestam profundo respeito e sente pulsar em seus corações a brasilidade e o orgulho de pertencer a essa Nação. Sempre altaneira, ela emociona o nosso povo ao tremular em quartéis, escolas, hospitais, repartições públicas e regiões de fronteiras.

Imponente ela desfila em solenidades cívicas.

Na data consagrada ao culto ao auriverde Pavilhão, 19 de novembro, o Soldado, vibrante e emocionado, reverencia a “sagrada Bandeira, pavilhão da Justiça e do amor”, com a mesma fé de seus antepassados. Heróis, crenças e tradições continuam presentes “em momentos de festa ou de dor”.

A cerimônia em sua homenagem enche de orgulho cada cidadão, pois reafirma nossa dignidade, nossa independência e nossa unidade territorial, além de alimentar nossos sonhos e nos motivar a concretizá-los à luz de valores éticos e morais.

Por determinação do coordenador Regional de Policiamento I, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, todas as OPMs e frações subordinadas realizaram solenidades de hasteamento solene da Bandeira Nacional em homenagem ao seu dia.

IMG 4412

Quartel do Comando Geral em Porto Velho