Alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar do Estado de Rondônia usaram da criatividade para divulgar parte das atividades praticadas durante o curso. A primeira edição do informativo “Bizu da Hora” foi apresentada e começou a circular depois da formatura matutina realizada nesta quinta (19) pela manhã ao ser entregue ao coronel PM Mendes, chefe da Coordenadoria de Recursos Humanos da Polícia Militar, e aos 440 alunos que fazem o curso.
A formatura matinal que ocorreu nesta quinta às 7h, faz parte dos ritos da Polícia Militar ocorre periodicamente e durante o curso, a cada 15 dias. A formatura fará parte do currículo dos candidatos. O rito serve para que os alunos tomem conhecimento da importância da Bandeira do Brasil e dos signos que simbolizam a corporação militar e a pátria. Segundo o coronel PM Mendes, a ideia, o planejamento e produção do jornal foi toda de responsabilidade dos alunos, e trata-se de algo inédito na história dos cursos de formação de soldado da Polícia Militar.
“É a primeira vez que alunos do curso de formação básica para soldados lança um periódico para divulgar as atividades do curso”, afirma o coronel Mendes, ao falar sobre a primeira edição do informativo. “A novidade pode ser avaliada e se for o caso, discutida a possibilidade de implantação em outros departamentos da corporação”, disse o coronel Mendes.
Dentre os vários assuntos, o “Bizu da Hora” destaca em suas manchetes, a quantidade de alunos no curso; a aula inaugural, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis; o adjunto coronel PM Adilson, o comandante geral da PM, coronel Kisner, entre outras autoridades.
O informativo destacou também a aula inaugural que, na ocasião, foi ministrada pelo vice-governador do Estado Daniel Pereira. Assinam o informativo, o coordenador do curso capitão PM Glauber; a aluna soldado PM Paula, como jornalista responsável; ainda, a aluna soldado PM Flávia. O aluno soldado PM Alfredo ficou com a diagramação. Já a ilustração ficou por conta do aluno soldado PM David.
Instruções teóricas, realizadas em salas de aula, cedidas pela Fatec (Faculdades Reunidas de Rondônia), fazem parte das aulas teóricas do curso, segundo o capitão PM Glauber. As atividades práticas são realizadas em diversos lugares: Diretoria de Ensino; Espaço Alternativo; Estande de Tiro ao Alvo da PM; Base de Selva da PM; e piscina, cedida pelo DNPM (Departamento Nacional de Produtos Minerais).
A participação em solenidades diversas da Polícia Militar, bem como eventos públicos de interesse da PM, são os chamados estágios supervisionados, quando o aluno tira serviço ao participar das atividades da unidade. Segundo o coordenador do curso, capitão PM Glauber Souto, o curso teve início no dia 13 de setembro último, e a previsão para o termino é no mês de maio de 2016. Depois disso é aguardar a publicação no Diário-Oficial. Somente a partir da publicação é que os cursandos passarão a ser de fato e de direito, Policiais Militares.
A diversidade cultural dos alunos merece destaque, na avaliação do coordenador, por se tratarem de pessoas dos mais diversos locais ou rincões de Rondônia. O trabalho de alinhamento do cursando ao padrão militar, não é prejudicado por esta diversidade, desde que respeitada. “Até porque, a linguagem e os ritos militares são universais no país”, disse o capitão Glauber.
O curso de formação de soldados da Polícia Militar é feito todo no sistema presencial. Cada aluno ganha uma bolsa no valor de R$ 1.300 (um mil e trezentos reais) mensais durante os seis meses de duração do curso. Uma ajuda de custo para que os alunos não passem por dificuldades financeiras no período em que o tempo está todo comprometido com a academia de polícia.
REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUBTENENTE PM DAVID
___________________
FOTOS DA EQUIPE DE PRODUÇÃO DO JORNAL BIZU DA HORA