24 cadetes da Polícia Militar de Rondônia recebem o Espadim símbolo de aceitação ao seio da corporação

O Governo de Rondônia por meio da Polícia Militar realizou na tarde desta terça-feira (02), no pátio de formaturas do Comando-Geral da PM, a solenidade de entrega do Espadim a 24 cadetes, sendo 22 homens e 2 mulheres.

O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia turma 3, teve início no dia 15 de janeiro de 2024, com 24 cadetes, que deram início a uma jornada que promete transformar as suas vida e moldar os futuros líderes de nossa instituição. Com previsão para durar 4 semestres, com mais de 3.300 horas de aulas ministradas em tempo integral e em regime de semi-internato.

A história do Espadim Tiradentes remonta ao próprio nome que o batiza. Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é uma figura central na história do Brasil, um herói que se tornou o mártir da inconfidência mineira, movimento que buscava a independência do país do jugo colonial português.

O tenente-coronel PM Rodrigo Arrivabene, diretor do Centro de Ensino da PMRO,  lembrou que a jornada de ensino não é fácil, tendo que abrir mão do convívio familiar e social. ” Não tenho dúvidas que estamos formando futuros líderes da corporação, oficiais com um olhar diferente. Mais de 800 horas de ensino e instrução só neste primeiro semestre, ainda restam mais três semestres para então passarem a aspirantes à oficiais”, destacou.

De acordo com o Diretor de Comunicação da PM (Dcoms), Tenente-coronel Suffi, a entrega do Espadim Tiradentes é um rito de passagem, um momento solene que simboliza a aceitação dos cadetes no seio da corporação. “Este ato não apenas formaliza o ingresso na carreira militar, mas também impõe uma responsabilidade: a de honrar a memória de Tiradentes e os valores que ele representou. Portar o espadim é levar consigo um legado de coragem, integridade e serviço ao próximo”, explicou.

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Glauber Souto, agradeceu a presença de autoridades civis e militares, bem como destacou a importância da presença dos familiares e amigos nesse momento de grande importância na trajetória do cadete. ” Senhores lembre-se que vocês irão liderar futuramente um tropa com mais de 4 mil homens em todo o Estado, policiais aguerridos e respeitados pela comunidade por sua atuação exemplar em combate a criminalidade. Nunca deixe o orgulho tomar frente, sejam próximos da corporação”, disse