Primeiro Batalhão inicia patrulha em horário de pico na praça Madeira Mamoré

ROCAM MOTOS.1

As pessoas que voltarem a frequentar a praça do complexo Madeira-Mamoré, vão se surpreender com a presença da Polícia Militar no local, todos os dias no horário de pico. A praça passou a ser moradia de vendedores de drogas de todos os tipos,  de dependentes químicos, de usuários de drogas como a maconha, a cocaína, o crack e outras drogas pesadas. A praça passou a ser ocupada por traficantes que, transformou o local em vários pontões de vendas de drogas ilícitas.

Diante do quadro, o comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel PM Alcântara, decidiu reestruturar a ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta). O comando colocou em ação, policiais específicos, com oito motos, que farão todos os dias o policiamento ostensivo para garantir a segurança do local. A ideia da nova Rocam, segundo Alcântara, foi apresentada pelo soldado PM D. França. A partir daí foi estabelecida uma parceria com a prefeitura para abastecimento e manutenção dos veículos, que foram cedidos pelo Detran ao Primeiro Batalhão. “Estas motos ficariam obsoletas no Detran, por que o Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia adquiriu uma nova frota de motos, com motores ainda mais potentes”, disse Alcântara.

O PORTAL PMRO conversou com o ambulante André Ricardo de Souza (foto). Morador do bairro Baixo União, ele trabalha há 20 anos com vendas de alimentos na praça onde é proprietário de uma barraca. “Estava muito violento. Todo dia acontecia assalto aqui. Pessoas vendendo e fumando droga o tempo todo, das 7 horas da manhã até às 10h da noite”, disse Ricardo.

Ele conta que, com a chegada da polícia, a praça está se tornando um local seguro com paz e tranquilidade.  “Nos últimos tempos as vendas caíram muito por causa de delinquência. Prá nós que é a única fonte de renda, vai melhorar muito a presença da polícia”, disse a esposa Lindalva Rocha.

Outras localidades

O policiamento na praça teve início no começo da semana e vai permanecer. Além do Complexo Madeira-Mamoré, a ronda da Rocam passou a ser feita também no Parque Circuito, onde é grande o fluxo de pessoas que caminham a noite.  Os outros locais são: nas imediações do Mercado Municipal; no shopping popular; mercado do Um; e feira do agricultor. “Nossa missão é tirar do local, traficantes de droga, responsáveis pelo abastecimento de usuários que fizeram da praça a sua moradia”.

ROCAM ALCANTARAAs famílias, até então, ameaçadas pelas circunstâncias atuais, agora poderão voltar a frequentar o ponto turístico, por mais precário que esteja, depois da cheia histórica do Rio Madeira, em 2014, que alagou as imediações. Seguindo a tendência de valorização dos subordinados, pregada nos discursos do comandante geral da PM, Coronel Kisner, Alcântara nomeou como comandante da Rocam, o soldado PM D. França, uma vez que foi dele a ideia, o que foi aceito por toda a equipe. O projeto já deu certo, disse Alcântara. Motocicleta é mais fácil por que o perfil dos locais a serem patrulhados, geralmente, são de difícil acesso.

ROCAM D.FRANÇA
Ele afirma que a Rocam trabalha em horário de pico, com o mesmo entusiasmo que a Força Tática, que retomou suas atividades em 11 de outubro. “Nada mais justo do que colocar para comandar, um policial que apresentou o projeto para o comando”, ressaltou. Esta não é a primeira vez que a Polícia Militar coloca a Rocam em patrulhamento. Ela trabalhou até 2007, quando foi desativada por questões circunstanciais, da época.

ROCAM MOTO.3

O resgate do estilo de patrulhamento em motocicletas, voltou no início de novembro, por se tratar de um meio de locomoção mais eficaz em locais que viaturas, até mesmo as menores, não conseguem acesso. As oito motos são suficiente, nesse primeiro momento. Caso necessário, discussões serão abertas no sentido de ampliar esse tipo de policiamento, caso possível. Além das motos, cedidas sob cautela, pelo Detran ao 1BPM, empresários doaram capacetes, caneleiras com joelheiras, cotoveleiras, fones de ouvidos e luvas de fibra de carbono.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTO: SOLDADO PM RAICINALUZ