Polícia Militar de Rondônia

Batalhão especializado em combate ao crime organizado é criado pela Polícia Militar de Rondônia

bope tropa
Foto arquivo

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realiza nesta terça-feira, 28 de maio de 2024, às 17 horas, no Quartel do Comando-Geral, na avenida Tiradentes, 3360, em Porto Velho, solenidade de criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, Batalhão sargento PM Márcio Rodrigues da Silva, com policiais militares de diversas Unidades da capital e interior, treinados e prontos para atuarem nessa natureza de ações.

A criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, representa um marco na luta contra as organizações criminosas que atuam de forma estruturada e coordenada. Por meio da implementação dessa unidade especializada, a Polícia Militar visa combater de maneira mais eficaz os diferentes tipos de crimes que ameaçam a segurança pública, promovendo a integração de ações e o uso de estratégias específicas para enfrentar essa complexa realidade.

No BPTAR está inserido o GIRO – Grupo de Intervenção Rápida Ostensivo,  composto por equipes de moto patrulhamento tático, assim definidas devido a sua formação com no mínimo quatro policiais militares, em que um deles exerce a função de segurança da equipe na garupa de uma das motocicletas, sempre em condições operacionais, durante o patrulhamento e deslocamentos, e ainda, por equipes de apoio para a condução dos presos em viaturas com cubículo, seguindo sempre as diretrizes doutrinárias de uma equipe de patrulhamento tático.

Nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento exponencial nos índices criminais do Estado, acarretando em homicídios, roubos e furtos, situações que afligem diretamente o cidadão e desencadeiam na Polícia Militar à necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente.

O policiamento tático incumbido Ao BPTAR envolve ações e operações de polícia ostensiva com o objetivo de prevenir ou reprimir ocorrências de alto risco. Essas operações são realizadas por equipes de efetivo reforçado e selecionado, que recebem treinamento específico e utilizam viaturas, inteligência policial, armamentos e equipamentos apropriados.

Este tipo de policiamento designa uma fração de força de patrulha reforçada, treinada para executar ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. Suas funções incluem a prevenção setorizada, intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão ao crime organizado, atuação em áreas com altos índices de crimes violentos, gestão de grandes ocorrências, e controle de eventos de grande importância. Além disso, poderá atuar também na primeira intervenção de controle de tumultos e pela restauração da ordem pública em situações de maior magnitude.
A modalidade de patrulhamento tático, na qual esse Batalhão é especializado, teve sua origem nos anos 1970, no Batalhão de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

HOMENAGEM

O sargento PM Rodrigues incorporou as fileiras da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 01/12/2006 e desde o início de sua carreira militar labutou no Batalhão Belmont, onde devido sua perspicácia, comprometimento e integridade passou a compor o Pelotão de Força Tática. No dia 03/10/2020, durante atendimento a uma ocorrência em uma área rural na região de Mutum Paraná, foi alvejado e infelizmente veio a óbito.

O nome do BPTAR, na data de hoje, recorda o policial abnegado e leal, que honrou o juramento feito ao incorporar a Briosa Policia Militar de Rondônia até o último suspiro, deixando um legado que será honrado e que ecoará pela eternidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *