No dia 25 de maio, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, com apoio do 8º BPM, em resposta aos alertas de desmatamento emitidos pelo Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no município de Machadinho D’Oeste, esteve mais uma vez no local.
Utilizando imagens de satélite, a equipe policial identificou atividade ilegal de desmatamento na Reserva Extrativista (RESEX) Angelim. No local, foi encontrada uma residência onde um indivíduo tentou fugir, mas foi rapidamente detido pelas autoridades.
Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo artesanais, diversas munições de diferentes calibres, equipamentos de caça e um motosserra. O indivíduo detido admitiu não possuir autorização para a posse das armas e do motosserra, além de confessar que havia desmatado a área.
O suspeito foi preso por violar a Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes ambientais, e foi conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Machadinho do Oeste.
As medidas administrativas cabíveis foram executadas pela equipe do Batalhão Ambiental, garantindo a aplicação da legislação ambiental e a preservação do bioma amazônico. A operação reforça o compromisso da Polícia Militar de Rondônia na proteção e defesa dos recursos naturais do estado.